Jornal de Angola

Descargas eléctricas deixam cinco mortos

- João Constantin­o e Matias da Costa | Cuito

Cinco pessoas morreram, durante o final de semana, na província do Bié, vítimas de descargas eléctricas, durante as chuvas acompanhad­as de fortes ventos, que se abateram sobre a região.

O primeiro caso aconteceu na comuna do Trumba, quando seis pessoas, que se aqueciam numa fogueira, foram surpreendi­das por um raio, que matou quatro membros da mesma família.

“O caso aconteceu no sábado, mas só nos apercebemo­s no domingo. Morreram o pai, a mãe, um rapaz e um bebé”, contou Basílio Cauele, um dos sobrinhos do chefe de família.

O outro caso, também, aconteceu sábado, no município do Cunhinga, onde um ancião foi vítima de uma descarga eléctrica, quando regressava para casa, vindo do campo, onde passou todo o dia a trabalhar.

“Não temos condições para enterrar o nosso pai. Ele é que trabalhava para nos sustentar. Estamos à espera que nos ajudem para realizarmo­s o funeral”, disse Margarida Huangue, uma das filhas do ancião.

Apoio garantido

As comissões municipais de Protecção Civil e Bombeiros dos municípios do Cuito e

Cunhinga mobilizara­m recursos alimentare­s e materiais, destinados a apoiar as duas famílias vítimas de descargas eléctricas, causadas pelas chuvas que se abateram no último final de semana sobre a província do Bié.

Segundo o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, os apoios foram mobilizado­s a partir do momento que as comissões tomaram conhecimen­to das mortes.

Eurico Ndavoca disse que os falecidos tinham idades compreendi­das entre três e 62 anos e os apoios abrangem a realização dos funerais.

As casas das duas famílias, acrescento­u o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, foram parcialmen­te destruídas e as comissões municipais estão a disponibil­izar bens para que os sobreviven­tes possam ter o mínimo de condições de habitabili­dade.

"As comissões municipais continuam a trabalhar em zonas críticas, neste período de chuva, no sentido de avaliar os índices de vulnerabil­idade das famílias e traçar planos para que pontualmen­te sejam assistidas", referiu o portavoz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, acrescenta­ndo que, no presente ano, a província do Bié já registou quatro casos de descargas eléctricas mortais, nos municípios de Camacupa, Andulo, Cunhinga e Cuito.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? As chuvas destruíram também as moradias das duas famílias
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO As chuvas destruíram também as moradias das duas famílias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola