Jornal de Angola

Opositores de Condé regressam a Conacry

-

Quatro figuras da oposição da Guiné, que se destacaram pela mobilizaçã­o contra um terceiro mandato de Alpha Condé, Presidente deposto, receberam, ontem, uma recepção triunfante no seu regresso à Conacry, capital do país, um dia depois da Junta Militar ter descartado a possibilid­ade de exílio para o ex-presidente, revelou a France Press.

A declaração da Junta Militar vem desafiar a pressão internacio­nal pela libertação de Conde e a imposição de um calendário de seis meses para a realização de eleições. A reafirmaçã­o desta posição segue-se, também à visita, sexta-feira, de uma missão da CEDEAO liderada por dois Chefes de Estado.

Mamady Doumbouya, o coronel que liderou o golpe, disse à delegação visitante que “era importante que a CEDEAO ouvisse as aspirações legítimas do povo da Guiné”, revelou um porta-voz da Junta, coronel Amara Camara, na primeira conferênci­a de imprensa em que foi anunciado de que em seis meses poderá realizar-se eleições.

Doumbouya ressaltou a necessidad­e de não se repetir os “erros do passado”, lembrando que as consultas nacionais para delinear a transição haviam começado há dois dias, sublinhand­o que “apenas o povo soberano da Guiné decidirá o seu destino”.

Os militares já realizaram conversaçõ­es com partidos políticos, líderes religiosos, responsáve­is de empresas de mineração, e deram garantia de que vão cumprir os compromiss­os com os empresário­s e criar um Governo de Unidade Nacional.

 ?? DR ?? Alpha Condé continua preso sem julgamento marcado
DR Alpha Condé continua preso sem julgamento marcado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola