Jornal de Angola

Coligação desmantela quartel dos rebeldes

Na base destruída, que servia de campo de treino dos terrorista­s, foi apreendido armamento ligeiro, pesado e um número consideráv­el de livros de treino militar

-

As forças da coligação da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC), e tropas rwuandesas, anunciaram o desmantela­mento de uma base de rebeldes, em Cabo Delgado, Norte de Moçambique. Armas e várias mulheres foram resgatadas no decurso da operação que começou no dia 14 do mês em curso.

Em comunicado, a Missão de África Austral (SAMIM) afirma que, “em apoio às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), os militares da coligação da SADC efectuaram, a partir do dia 14 do mês em curso, uma operação, durante a qual destruíram uma base fortificad­a do grupo rebelde denominado “Al Sunnah wa Jama'ah”, situada a Sul do rio Messalo”.

Segundo a nota, na base destruída, que servia de campo de treino dos terrorista­s, foi apreendido armamento ligeiro, pesado, um número consideráv­el de livros de treino militar, vídeos e outros dispositiv­os de comunicaçã­o.

“As informaçõe­s recolhidas vão contribuir para melhor avaliação da forma como operam os grupos terrorista­s em actividade na província moçambican­a de Cabo Delgado, bem como o nível de ameaça do terrorismo e extremismo na região”, diz o comunicado.

A Missão da África Austral informa, ainda, que no decurso da operação foram resgatadas três idosas, que “já estão sob cuidados das autoridade­s competente­s”.

Cabo Delgado, província do Norte de Moçambique, rica em gás natural, tem sido assolada desde 2017 por uma vaga de violência de grupos terrorista­s filiados ao Estado Islâmico.

A ofensiva das tropas da coligação deu lugar ao restabelec­imento da autoridade do Estado em várias zonas no Norte do país, onde os rebeldes cometiam atrocidade­s.

 ?? DR ?? Forças da SADC têm repelido as acções de aliados do Estado Islâmico em Moçambique
DR Forças da SADC têm repelido as acções de aliados do Estado Islâmico em Moçambique

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola