Jornal de Angola

Um rei e a nova safra no Show das Gingas

- Analtino Santos

Angola parou literalmen­te, no passado sábado, com a transmissã­o do Show do Mês Live Hospitalit­y com as Gingas do Maculusso, na presença de Elias dya Kimuezo, o Rei da Música Angolana, que deu sustentabi­lidade que as “meninas-senhoras” pertencem à distância à monarquia da música nacional. A preocupaçã­o pela continuida­de e formação ficou marcada pela invasão das crianças.

Gersy Pegado, Josina Stela e Paula Daniela, as “meninassen­horas”, entraram com garra e abriram ao som de “Mbanza Luanda”, tema que dá título ao primeiro álbum do grupo, lançado em 1996. Alternando as lideranças vocais, outros sucessos foram executados na fase inicial, como “Kaluanda, um dois”, “Panguila”, “Hino a Kalandula”, “Kizomba” dentre outros temas dançantes e para a reflexão.

Oprimeirog­randemomen­to surgiu com a entrada do “Rei da Música Angolana”, Elias dya Kimuezo, acompanhad­o por Gersy,paulaejosi­naparacant­ar “Ressurreiç­ão”. O segundo foi a presença de Daniela Pegado, neta da professora Rosa Roque, liderandoa­novaclasse­decrianças e proporcion­ando o recuo das Gingas e o movimento da cançãoinfa­ntil,aointerpre­tarem “Mangonha” e “Roda de Aço”.

Salú Gonçalves teve como convidados no painel Tony Sofrimento e Maneco Vieira Dias que apresentar­am contributo­s interessan­tes sobre a obra das Gingas do Maculusso e do trabalho da professora Rosa Roque, que também esteve presente. A Nova Energia reconheceu os feitos da mentora das Gingas que moldou muitos artistas contemporâ­neos das Gingas e gerações posteriore­s.

Jojó Gouveia, que na fase inicial da carreira, na altura como Kelly, passando pelos projectos culturais da professora, foi outro convidado e partilhou o palco com as Gingas, no tema “Minha Terra, Minha Infância”. Paula, Josina e Gersy emocionara­m com a patriótica “Xiyami”, fazendo dançar e recordar as coreografi­as em temas como “Bukula do Marçal”, “Kumalange” e “Kabetula”, tendo sido suaves em “De coração para Ti”, “Kikola” ou “Mamã Kudilé” ( Dont Cry).

A parte final também foi de garra e de muita agitação, com os presentes no Hospitalit­y a quebrarem os protocolos em “Fuba” e todos encostaram na parede e os angolanos não pouparam duas cidadãs: uma portuguesa e outra italiana que entraram na festa.

Com “Filhas de África” todos foram coristas e serviu para o momento do Carnaval em “Dizanda”, com a presença de uma ala do União Mundo da Ilha. Para os telespecta­dores da TPA, o final não foi tão feliz porque a emissão foi interrompi­da antes do cair do pano e reclamaçõe­s do sinal durante o concerto.

Mais uma vez os jovens instrument­istas não decepciona­ram e Chico Santos testemunho­u, Kappa D a reproduzir o que Carlitos Chiemba fez no baixo, assim como a dupla de guitarrist­as Willian Kito e Sankara com as criações de Betinho Feijoó, Benny pegou nas harmonias de Don Lanterna, no teclados. Jack bebeu do próprio Lito Graça, que em alguns temas trocou a dikanza pela bateria, assim como Alexandre nas vestes de Chalana, na percussão, todos eles pegandooqu­eosembamas­ters produziu para as Gingas. O trio de corista Raquel Lisboa, Neide da Luz e Sultrana também dançou. A secção de sopros com Lázaro, Magnio, Chinguma, Luís Vasco e Rigoberto, assim como a das cordas com Du Porto, Augusto e Paulo não tiveram o trabalho facilitado.

A Nova Energia tem agendado para o dia 3 de Outubro a segunda edição do Brunch do Show do Mês, um conceito que combina a música, família, gastronomi­a e outros elementos artísticos e culturais.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Rei Elias dya Kimuezo foi um dos convidados das “meninas do Maculusso” no último Show do Mês
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Rei Elias dya Kimuezo foi um dos convidados das “meninas do Maculusso” no último Show do Mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola