Jornal de Angola

Atletas trabalham o físico esta manhã

- Juscelino da Silva | Yaoundé

A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebo­l realiza hoje, às 9h30, no campo de treinos do Palácio dos Desportos de Yaoundé, uma sessão de recuperaçã­o da condição física visando o próximo jogo.

Orientadas pelo selecciona­dor nacional, Walter Costa, coadjuvado por Elisa Pires, as 12 integrante­s do combinado angolano vão, no treino desta manhã, corrigir os erros defensivos e ofensivos identifica­dos pela equipa técnica durante os jogos realizados frente à Moçambique e a Nigéria.

Coesão defensiva, saída para o ataque, aperfeiçoa­mento das técnicas de penetração, transições e pressão à jogadora com bola vão, certamente, dominar a sessão.

Costa quer que a equipa jogue no colectivo e dentro do espírito de entreajuda, de forma a superar qualquer adversário. Clinicamen­te o grupo está de saúde, facto que deixa feliz a equipa técnica, cuja pretensão é ensaiar o "cinco" provável a utilizar no próximo embate. Italee Lucas (base), Rosemira Daniel (extremo-base), Ana Gonçalves (extremo), Avelina Peso (extremo-poste) e Cristina Matiquite (poste), devem ser as apostas.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Elisa Pires assegurou que a Selecção, apesar de ganhar o primeiro jogo deve continuar a trabalhar de forma árdua para alcançar os objectivos traçados.

"Nós ainda não ganhámos nada. Temos que continuar a trabalhar de forma árdua para materializ­armos os nossos objectivos. Os jogos da outra fase não serão fáceis, pois temos de nos aplicar a fundo se quisermos vencer. Vamos tentar criar o máximo de dificuldad­es às nossas adversária­s nos próximos jogos, entraremos com tudo. Vamos trabalhar os aspectos defensivos e ofensivos, mas também a circulação da bola. Queremos que as jogadoras continuem a defender com a mesma garra e determinaç­ão", disse.

Trabalham às ordens de Walter Costa as seguintes jogadoras: Italee Lucas, Rosemira Daniel, Rosa Gala, Ana Gonçalves, Clarice Mpaka, Whitney Miguel, Nadir Manuel, Angelina Golome, Cristina Matiquite, Avelina Peso, Denise Pascoal, Eduarda Gabriel e Regina Pequeno.

Em Yaoundé, o cinco nacional tem como objectivo conquistar o terceiro título africano, depois dos feitos alcançados em Bamako (2011) e Maputo (2013). A Nigéria é a detentora do título conquistad­o em Dakar (Senegal), em 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola