Jornal de Angola

Mali e Senegal carimbam acesso aos quartos-de-final

- Juscelino da Silva | Yaoundé

As selecções do Mali e do Senegal tornaram-se nas primeiras a garantirem o acesso directo aos quartos-de-final do Afrobasket ao vencerem, ontem, a Costa do Marfim e o Egipto, no Palácio dos Desportos de Yaoundé.

O Mali bateu a Costa do Marfim, por 63-76, em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo D, ao passo que o Senegal vergou, por 7863, o Egipto, em desafio pontuável para a Série C.

Na partida arbitrada pelo angolano Cláudio Anderson, que voltou a merecer a confiança do órgão que rege a modalidade no continente, as malianas foram "donas e senhoras" do jogo.

A partida foi pautada pelo equilíbrio entre as duas selecções, as malianas comandadas pelo francês Silvain Lautien, começaram da melhor forma a partida vencendo o primeiro quarto, por 24-20.

No segundo, a Selecção maliana manteve a pressão sobre a Costa do Marfim, que tudo fazia para travar a avalanche ofensiva das adversária­s, que acabaram por vencer por 37-41, resultado com que foram para o intervalo.

No terceiro período a partida ganhou mais interesse com a Costa do Marfim a reduzir a desvantage­m.

Silvain Lautien pediu um desconto de tempo para conversar com as suas jogadoras e o Mali passou a defender e a circular melhor a bola.

Fruto desta dinâmica de jogo, as malianas voltaram a dominar o terceiro quarto, por 54-56. O Mali vinha de uma vitória expressiva, diante da Tunísia e as jogadoras estavam motivadas, sabendo que um triunfo colocava a Selecção na fase seguinte, onde aguardam pelo emparceira­mento.

Por sua vez, o Senegal justificou o estatuto de candidata à conquista do anel continenta­l. As senegalesa­s despachara­m as egípcias num jogo em que houve períodos de equilíbrio nalguns momentos.

Para vergarem as egípcias as senegalesa­s voltaram a contar com a ajuda da sua melhor unidade Yacine Diop.

A base jogou e fez jogar a equipa diante de uma opositora que lutou até ao último minuto, embora sem forças para travar as vice-campeãs, que aguardam pelo adversário da outra fase.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola