Jornal de Angola

Angola termina disputa do Mundial sem vitórias

Shéu Cahalo acredita que a equipa sai da Lituânia com outra experiênci­a competitiv­a apesar do saldo negativo em três jogos

- Armindo Pereira

A Selecção Nacional terminou, ontem, a participaç­ão no Mundial de futsal da Lituânia, com derrota, por 1-4, diante da Espanha, no Arena Svyturys, em Klaipeda, em desafio a contar para a terceira e última jornada do Grupo E.

Os pupilos do selecciona­dor Rui Sampaio quedaramse na última posição da série e regressam à casa sem qualquer ponto na bagagem. A trajectóri­a dos angolanos começou com o Japão, com quem perdeu, por 8-4, seguiuse o desaire com o Paraguai (4-1) antes de encerrar com os espanhóis.

Os angolanos marcaram seis tentos e sofreram 16. Guga foi o melhor marcador do "cinco" nacional com três golos. No último desafio, a pretensão do técnico era fazer uma exibição convincent­e.

Depois de sofrer o primeiro golo, os jogadores da Selecção Nacional optaram por fazer marcação a partir do meio campo do adversário com o intuito de reduzir o espaço de manobra dos bicampeões do mundo, mas a qualidade técnica e individual dos jogadores da formação europeia fez a diferença para continuar a criar dificuldad­es ao último reduto dos angolanos.

Angola criava perigo mas faltava profundida­de no ataque, sobretudo no momento da finalizaçã­o. Quando restavam menos de dois minutos para o fim da primeira parte, Guga recebeu um passe de Mano Sele, tendo rematado forte à entrada da área e restabelec­ido a igualdade a uma bola.

Quando tudo indicava para uma igualdade nos primeiros 20 minutos referentes à primeira parte, veio ao de cima a experiênci­a da Espanha, que por intermédio de Ortiz aproveitou uma desatenção na defesa angolana para aumentar a vantagem para 2-1.

No reatamento, a equipa de José López voltou a facturar por duas ocasiões. Apesar das constantes alterações efectuadas por Rui Sampaio, a equipa foi incapaz de dar a resposta esperada para reduzir o desequilíb­rio patenteado e consentiu a terceira derrota consecutiv­a.

A entrada em campo do guarda-redes angolano Manasse, há cinco minutos do fim, permitiu registar a utilização de todos os jogadores convocados. O momento mereceu a ovação de todos os jogadores no banco de suplentes.

Para Klaipeda, Rui Sampaio levou os atletas Gomito, Manasse, Neblu, Toni, Edy, Leo, João Francisco Bernardes, Branquinho, Prado, Kota, Kaluanda, Manosele, Jó Marrés, Ricardo, Osna e Guga. A caravana foi integrada pelo presidente da Federação Angolana de Futsal (FAFUSA), Manuel Patrício.

A Espanha terminou no primeiro lugar com nove pontos, à frente do Paraguai com seis, após ter derrotado, por 2-1, o Japão. As duas equipas seguem para a fase seguinte.

 ?? DR ?? Poderio espanhol ditou o terceiro desaire no encerramen­to da fase preliminar da prova
DR Poderio espanhol ditou o terceiro desaire no encerramen­to da fase preliminar da prova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola