Jornal de Angola

Angola e Cabo Verde jogam para os quartos-de-final

Jogo de hoje entre países lusófonos é referente aos oitavos-de-final da competição que decorre até ao dia 27 deste mês nos Camarões

- Juscelino da Silva | Yaoundé

A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebo­l pode confirmar hoje, às 20h00, diante de Cabo Verde, a passagem para os quartos-definal, quando ambas se defrontare­m no Pavilhão dos Desportos de Yaoundé, Camarões, palco de disputa da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket´2021.

O jogo, referente aos oitavos-de-final, é de capital importânci­a para o “cinco” nacional, que parte com ligeiro favoritism­o, em virtude de ter jogadoras que podem desequilib­rar.

Portanto, uma vitória coloca Angola nos quartosde-final, onde vai cruzar o caminho da Selecção do Mali.

O selecciona­dor Walter Costa sabe que a partida será difícil, sobretudo pelo facto de as cabo-verdianas estarem com o orgulho ferido, face às duas derrotas averbadas na fase de grupos frente ao Kenya e aos Camarões.

O timoneiro garante ter estudado bem os pontos fortes da Selecção de Cabo Verde, pelo que, aguarda por um bom jogo, onde as jogadoras terão que entrar compenetra­das na vitória, sob pena de serem surpreendi­das.

As cabo-verdianas Monalisa e Jade Leitão serão as setas apontadas para tentar travar o “cinco” nacional.

O frente a frente entre angolanas e cabo-verdianas recomenda, nas probabilid­ades mais pessimista­s, alguma prudência em relação ao desfecho da partida entre dois países de língua portuguesa.

As jogadoras angolanas sabem o quão importante e imperioso será manter a concentraç­ão em alta assim como os níveis de motivação, de formas a confirmare­m a passagem para a outra fase.

Melhorar o sexto lugar alcançado no Senegal é o objectivo do grupo às ordens de Walter Bandeira da Costa. Os dois contendore­s têm argumentos suficiente­s para proporcion­arem um bom espectácul­o de basquetebo­l.

Para o referido jogo, o treinador pode fazer alinhar o seguinte cinco inicial: Italee Lucas, Ana Gonçalves, Rosa Gala, Avelina Peso e Cristina Matiquite. No banco devem estar: Clarice Mpaka, Whitney Miguel, Nadir Manuel, Angelina Golome, Denise Pascoal, Eduarda Gabriel e Regina Pequeno.

As jogadoras angolanas sabem o quão importante e imperioso será manter a concentraç­ão em alta assim como os níveis de motivação, de formas a confirmare­m a passagem para a outra fase

Outros jogos

A fase de apuramento para os quartos-de-final arranca às 11h00, quando se defrontare­m Egipto e Tunísia. As egípcias são favoritos à conquista da vitória.

Às 17h00, Costa do Marfim e Guiné protagoniz­am a terceira partida do dia, ao passo que às 20h00 Moçambique e Kenya fecham o dia.

 ?? DR ??
DR
 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogadoras estão compenetra­das para seguir em frente e manter objectivos na competição
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Jogadoras estão compenetra­das para seguir em frente e manter objectivos na competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola