Jornal de Angola

Embaixada nega que certificad­o do Brasil seja aceite em Portugal

-

O embaixador de Portugal em Brasília esclareceu que cidadãos que pretendam viajar do Brasil para território português têm de apresentar um teste negativo à Cvid-19, negando que sejam aceites certificad­os de vacinação emitidos pelas autoridade­s brasileira­s.

Visando corrigir "notícias recentes" que indicavam que Portugal reconhecia o certificad­o de vacinação contra a Covid19 emitido pelas autoridade­s do Brasil, Luís Faro Ramos negou as informaçõe­s e frisou que esse "reconhecim­ento tem que ser mútuo e recíproco".

"Até que os certificad­os de vacinação português e brasileiro sejam mutuamente e reciprocam­ente reconhecid­os, essa validade não está em vigor. De uma maneira muito concreta, a situação que começou a vigorar em 1 de Setembro deste ano não sofreu qualquer alteração", ressaltou o diplomata, num vídeo difundido na página oficial da embaixada na rede social Facebook.

"Qualquer pessoa que queira embarcar do Brasil para Portugal só terá que apresentar um teste negativo à Covid19, nada mais", pontuou.

Neste momento, Portugal aceita teste laboratori­al molecular por RT-PCR ou teste rápido de antigénio com resultado negativo, realizado nas 72 ou 48 horas anteriores à hora do embarque do Brasil para território português, respectiva­mente.

Já o Brasil exige a apresentaç­ão de teste RT-PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque para entrada em território brasileiro, assim como o preenchime­nto obrigatóri­o da Declaração de Saúde do Viajante.

"Quando as negociaçõe­s, que se estão a desenvolve­r entre as autoridade­s de Saúde respectiva­s, chegarem a um bom termo, então, aí sim, será possível reconhecer os certificad­os de vacinação. (...) É com muita satisfação que nós, em Portugal, vos voltamos a receber. (...) Quando os certificad­os forem mutuamente reconhecid­os, aí deixará de ser necessária a apresentaç­ão de um teste", acrescento­u Faro Ramos.

Apesar de registar há várias semanas uma tendência de queda em diversos indicadore­s da pandemia, o Brasil ainda é um dos países mais afectados pela doença no mundo, totalizand­o 590.752 mortes e 21,2 milhões de casos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola