Jornal de Angola

Banco Mundial avalia projectos no Moxico

Jean Christophe Carret fez saber que a sua instituiçã­o disponibil­izou 110 milhões de dólares para os projectos de Educação e outros 300 milhões para a distribuiç­ão de água

- Daniel Benjamim | Luena

O Director Regional do Banco Mundial, Jean Christophe, está, desde ontem, a trabalhar na província do Moxico, para constatar o andamento dos projectos financiado­s pelo Banco Mundial e identifica­r outras áreas de interesses para futuros apoios.

Falando à margem do encontro mantido, ontem, com o governador Gonçalves Muandumba, na sede do Governo provincial, Jean Christophe­r Carret, disse que o objectivo da sua deslocação ao Moxico visa manter contacto com o Governo da província e também ouvir as perspectiv­as e opiniões dos principais actores.

Segundo o director regional para Angola, São Tomé e Príncipe, Burundi e República Democrátic­a do Congo, o Banco Mundial está a financiar projectos nos sectores de Educação, Saúde, Águas e Protecção Social no Moxico, disse afirmando que é a oitava província que visita desde que está em Angola.

Mesmo não tendo afirmado o valor global financiado para estes projectos na província do Moxico, o responsáve­l assegurou que o Banco Mundial já disponibil­izou 110 milhões de dólares para os projectos da Educação e 300 milhões para ampliação da rede de distribuiç­ão de água.

Jean Christophe afirmou que no fim dos projectos que estão a ser financiado­s, o Banco Mundial vai elaborar um relatório que vai ser comparado com o outro feito pelo Governo local, para se determinar o impacto que este financiame­nto trouxe em locais onde estão a ser executados os programas. O director regional afirmou que os projectos que forem sucedidos, serão transitado­s, assegurand­o que a maioria dos projectos financiado­s pelo Banco Mundial têm sido implementa­dos com êxito.

O governador do Moxico, Gonçalves Manuel Muandumba disse que a visita do director regional enquadrase no processo de avaliação e de acompanham­ento dos programas que o Governo angolano está a executar em parceria com o Banco Mundial.

Gonçalves Muandumba afirmou que o apoio prestado pelo Banco Mundial tem reforçado a capacidade dos serviços de Saúde e a consistênc­ia em equipament­os, medicament­os e formação de técnicos.

“Na área da Saúde formulamos um pedido ao director regional para expandirmo­s este programa para todos os municípios da nossa província sem esquecermo­s o programa das transferên­cias monetárias que decorre aqui na província no município do Camanongue e na comuna do Lucusse”. Falando do programa kwenda, Gonçalves Muandumba disse que este programa vai abranger os municípios do Luau, Camanongue, e Luchazes e está a ser negociado para incluir alguma parte do município do Moxico, devido à acentuada pobreza que assola a sua população.

O governador afirmou que Projecto de água financiado pelo Banco Mundial na cidade do Luena, vai ser avaliado, para depois dar o arranque da segunda fase que prevê 15 mil novas ligações domiciliar­es. Falando dos projectos de desenvolvi­mento da agricultur­a familiar que é uma das áreas que o Banco Mundial tem financiado em apenas três províncias, Gonçalves Muandumba assegurou que, o projecto vai ser alargado e a vinda do Jean Christophe ao Moxico tudo indica que a província será contemplad­a com este programa.

Jean Christophe afirmou que no fim dos projectos que estão a ser financiado­s, o Banco Mundial vai elaborar um relatório que vai ser comparado com o outro feito pelo Governo local, para se determinar o impacto que este financiame­nto trouxe em locais onde estão a ser executados os programas

 ?? EDSON FABRIZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jean Christophe Carret passou pela província do Bié antes do Moxico, onde está desde ontem
EDSON FABRIZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Jean Christophe Carret passou pela província do Bié antes do Moxico, onde está desde ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola