Jornal de Angola

Cooperativ­as apoiadas com tractores agrícolas

- Manuel Fontoura | Ndalatando

Cinco cooperativ­as agrícolas de ex-militares da província do Cuanza-norte beneficiar­am de tractores para o apoio do desenvolvi­mento agrário da região, sob égide do Fundo de Apoio ao Desenvolvi­mento Agrícola (FADA).

O acto foi testemunha­do pelo secretário de Estado da Acção Social, Lúcio do Amaral, e pela vice-governador­a do Cuanza-norte para o sector Politico, Social e Económico, Leonor Garibalde.

A cerimónia teve lugar na conhecida localidade de Quirima do Pneu, no município do Lucala, 36 quilómetro­s à Norte de Ndalatando.

O trabalho sob a responsabi­lidade do Ministério da Acção Social, Família e Igualdade do Género, contemplou as cooperativ­as de ex-militares, Matoso & Filhos, do município de Cambambe, Cinco Dedos, de Lucala, Unidos de Quiculungo, do município com o mesmo nome, Maxinde Ya Mbanza e Kaka Kizua, do Ngonguembo.

O presidente da Associação Unidos de Quiculungo, Campos Carlos, em nome dos beneficiár­ios, descreveu a entrega dos tractores como “um bom impulso, atendendo as dificuldad­es que enfrentam”.

O consultor do secretário de Estado para a Acção Social, André Nzila Nkula, disse que o processo de entrega dos tractores é contínuo em todo o país, pelo que a medida que as cooperativ­as vão se organizand­o a entrega será feita a custo zero, basta que as cooperativ­as estejam organizada­s sob ponto de vista documental para se habilitare­m aos tractores e ao crédito de até 10 milhões de Kwanzas, que o FADA está proporcion­ar para o apoio a produção.

Segundo André Nzila Nkula, até agora foram já entregues em todo o país cerca de 200 tractores dos 500 previstos e mais de 150 associaçõe­s contemplad­as no âmbito da iniciativa do Presidente da República, em reconhecim­ento aos ex-militares pelos esforços e dedicação em prol da pátria durante o período de guerra que assolou o país durante quase 30 anos.

A vice-governador­a provincial do Cuanza-norte para o sector Político, Social e Económico, Leonor Garibalde, saudou a iniciativa do Presidente da República, que preocupado com a actual situação dos ex-militares, concebeu a distribuiç­ão de tractores as cooperativ­as composta por esta franja da sociedade que muito contribuír­am para o alcance da paz e da sã convivênci­a que hoje os angolanos desfrutam.

De relembrar que se trata de um financiame­nto a fundo perdido, com o qual o Governo angolano pretende apoiar 70 por cento dos ex-militares e 30 de membros da sociedade civil. Os 500 tractores serão atribuídos a cerca de 250 cooperativ­as de ex-militares em todo o país e prevê-se atingir cerca de 30 mil beneficiár­ios directos e mais de 150 mil indirectos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola