Jornal de Angola

Kumbi Lixia faz vibrar público no Festisumbe

- Casimiro José | Sumbe

O grupo folclórico do Cuanzasul Kumbi Lixia foi a grande revelação da edição especial do Festival Internacio­nal de Música do Sumbe (Festisumbe), que decorreu, sextafeira última, na marginal da cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, proporcion­ando aos convivas um espectácul­o diferente.

No estilo, que lhes é caracterís­tico, Kumbi Lixia fez vibrar o público que acompanhou a interpreta­ção das suas canções, com destaque para o tema “Sonina Cua Tio”, que traduzido para português significa “Escreva para o tio”.

Sem avançar o título, os integrante­s do grupo, durante a actuação no Festisumbe 2021, anunciaram para Novembro deste ano, o lançamento do seu quarto trabalho discográfi­co, depois de “Viva a Paz”, “Xinga Wanga” (A Inveja e o Feitiço) e “Otchaly Tchapeta Ilonga” (Por favor trouxe problema).

Com cinco elementos, o grupo Kumbi Lixia foi fundado em 1987 na Mbanza Pumbué, arredores da vila da Quibala.

Para além do Kumbi Lixia, actuaram nesta edição especial os músicos locais: Mister Dembo, Tio Cardoso, Edna Sulana, Jota Mbuando e o jovem Maneira do Arraso, que constitui a continuida­de do estilo Catambi da região da Ngangula, que é seguidor do Tio Cardoso.

Este ano, o Festisumbe proporcion­ou um espectácul­o músico-dançante, apesar das restrições impostas pelas de medidas de biossegura­nça, impostas pela pandemia da Covid-19. Apesar da pouca adesão de músicos de renome, como era da praxe nas edições passadas, a presente edição especial do festival realizou-se no quadro das comemoraçõ­es dos 104 anos de existência da província do Cuanza Sul e procurou responder aos anseios da população, sobretudo dos convívios que “mataram saudades” em assistir um espectácul­o daquela dimensão.

 ?? DR ?? Grupo apresentou a música folclórica da região ao Festisumbe
DR Grupo apresentou a música folclórica da região ao Festisumbe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola