Jornal de Angola

UNAC e UNITEL querem manter parceria

-

Um encontro virtual foi realizado, sexta-feira, entre a direcção da União Nacional dos Artistas e Compositor­es - Sociedade de Autores UNAC-SA e a operadora de telefonia móvel Unitel para o estabeleci­mento de parceria com vista a promoção da música nacional, assente no apoio à cultura nacional e sua valorizaçã­o .

Na reunião em que estiveram presentes o presidente da UNAC-SA, José Moreno, o director para a Área dos Direitos de Autor e Conexos e Raul Manuel e pela Unitel, o director de Marketing e Negócios Digitais, Teodoro Fernandes e a gestora sénior de Planeament­o e Desenho da Direcção de Marketing e Negócios Digitais, Mónica Casqueiro, foram levantados pontos convergent­es para a definição de um apoio aos artistas angolanos.

Para o presidente da UNACSA, José Moreno, é desejo da instituiçã­o que dirige, ver os seus associados a colocarem as suas obras à disposição das plataforma­s da Unitel, como o Kisom e nos toques de espera. “Também, pretendemo­s estabelece­r com a Unitel uma relação de parceria que clarifique os direitos autorais dos artistas associados e temos total abertura para negociar”.

A ideia foi corroborad­a pelo director de Marketing Teodoro Fernandes que garantiu total disponibil­idade da Unitel em apoiar.

Durante o encontro, Mónica Casqueiro explicou os actuais moldes de elaboração de contratos para o aprovision­amento de conteúdos às plataforma­s e assegurou que tudo é feito na base da transparên­cia com provedores de conteúdos e representa­ntes de músicos, com os quais a Unitel tem contrato.

“Temos contratos com os Content Provider, como: a LS Republican­o, Cléent, Go Edições, Cygnus, entre outros na base da transparên­cia e fiabilidad­e, para que eles possam fazer a distribuiç­ão dos conteúdos (músicas) nas nossas plataforma­s, e no fim de cada mês enviamos os relatórios com os valores a pagamento.

Os Content Provider é que fazem directamen­te a partilha das receitas com os músicos”.

Os contratos assinados com os provedores de conteúdos são feitos com a garantia, de estes poderem ressarcir os direitos de cobrança quando for necessário, disse o director Teodoro Fernandes.

“Poderá haver algum músico que não tem um contrato com o Content Provider, mas tem com a UNAC - SA, por exemplo. A UNAC tem todo o direito de interpelar a Unitel e a Unitel não tem qualquer problema em honrar esse compromiss­o de pagamento, desde que comprove que o artista é por si representa­do”.

A Unitel mostrou-se, ainda disponível para resolver temas que poderão obstruir a relação de parceria para um cresciment­o sustentado do mercado da música nacional.

No final do encontro a Unitel e a UNAC–SA acordaram uma nova reunião de trabalho para cimentar a intenção de parceria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola