Jornal de Angola

Kosovo-sérvia bloqueada por manifestan­tes

-

A fronteira

entre o Kosovo e a Sérvia esteve ontem bloqueada por manifestan­tes sérvios do Kosovo, em protesto pela decisão de Pristina de proibir a entrada no território de veículos com placas de matrícula sérvias.

Camiões bloquearam a estrada para os postos fronteiriç­os de Jarinje e Brnjak, onde pequenos grupos de sérvios passaram a noite em tendas, segundo a agência noticiosa norte-americana Associated Presse.

Na segunda-feira, forças especiais da Polícia do Kosovo apoiadas por uma dezena de veículos blindados foram destacadas para os dois postos fronteiriç­os no Norte de território, onde vivem numerosos membros da minoria sérvia da ex-província de Belgrado, para impor a decisão de Pristina.

De acordo com a mesma fonte, os condutores que entram no Ko-sovo devem substituir as placas de matrícula sérvias por kosovares em nome do "princípio de reciprocid­ade".

Até agora, os veículos sérvios podiam entrar livremente no Kosovo, mas os veículos com a matrícula RKS, República do Kosovo, não reconhecid­a por Belgrado, são obrigados há anos a utilizar placas sérvias temporária­s para entrar na Sérvia.

As autoridade­s do Kosovo disseram que expirou um acordo concluído em 2016, com mediação da União Europeia, e que a partir de agora apenas são válidos os símbolos do país.

O ministro do Interior kosovar, Xhelal Sveçla, disse que "os cidadãos sérvios nada têm a temer", adiantando que "as medidas não são contra eles nem contra ninguém".

Igor Simic, um responsáve­l sérvio do Kosovo, disse tratarse de "um protesto democrátic­o dos (...) sérvios da parte Norte do Kosovo", acrescenta­ndo que os manifestan­tes "estão apenas a tentar salvar os seus direitos humanos de livre circulação, algo básico, fundamento da União Europeia e dos seus valores europeus".

Milhares de pessoas morreram e mais de um milhão ficou desalojada na repressão das tropas sérvias contra os separatist­as albaneses do Kosovo em 19981999. A guerra só terminou após intervençã­o da NATO.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola