Jornal de Angola

UNITA preocupada com morosidade

- Alfredo Ferreira | Caxito

O secretário provincial para os Assuntos Eleitorais da UNITA no Bengo, Elisário de Oliveira, manifestou-se preocupado com a morosidade registada, ontem, na emissão do cartão de munícipe, na província.

“É preocupant­e. Espero que haja melhorias no processo de emissão do documento para não criar transtorno­s aos cidadãos. Se essa situação prevalecer, acredito que vão ser emitidos apenas dois cartões em cada hora de serviço”, disse, à margem do acto de abertura do Balcão Único de Atendiment­o Público (BUAP) no município do Dande.

“Nas localidade­s, onde o acesso é difícil e ficam muito distantes das sedes municipais e comunais, como será que os cidadãos vão obter os seus cartões?”, questionou.

Ambriz e Dande

Na abertura do Balcão Único de Atendiment­o Público (BUAP), a governador­a do Bengo, Mara Quiosa, explicou que, numa primeira fase, o processo de Registo Eleitoral Oficioso vai decorrer apenas nos municípios do Dande e Ambriz.

Segundo a governador­a, nos restantes quatro municípios, o processo apenas será realizado na segunda fase. “O Registo Eleitoral Oficioso deve ser feito de forma presencial, no BUAP, bastando para o efeito que o cidadão se apresente com o seu Bilhete de Identidade ou Cartão de Eleitor, e um comprovati­vo de morador, dando lugar a emissão do Cartão de Munícipe”, esclareceu.

Avançou que nas localidade­s de difícil acesso, onde não existem serviços de emissão de Bilhete de Identidade, “será feita a emissão do Cartão de Eleitor, para os cidadãos nacionais nascidos entre 1998 e 2004, com base em testemunho­s das autoridade­s tradiciona­is locais e entidades religiosas, utilizando um formulário próprio, para o efeito”.

 ?? MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Mara Quiosa fez a entrega do primeiro Cartão de Munícipe
MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Mara Quiosa fez a entrega do primeiro Cartão de Munícipe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola