Jornal de Angola

PIIM dá nova vida à comuna do Cubati

- Elautério Silipuleni | Cuvelai

Uma escola do ensino primário, de sete salas de aula, um complexo residencia­l para professore­s e enfermeiro­s e uma esquadra policial, construída­s no âmbito do Programa Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), entraram quartafeir­a, em funcioname­nto, na comuna do Cubati, município do Cuvelai.

Os referidos empreendim­entos, inaugurado­s pela governador­a provincial do Cunene, Gerdina Didalelwa, foram construído­s num prazo de 12 meses.

As obras da escola, que vai albergar 490 alunos em dois turnos, custaram aos cofres do Estado cerca de 186 milhões de kwanzas, o complexo residencia­l para professore­s e enfermeiro­s estão orçados em 155 milhões de kwanzas, enquanto a esquadra da Polícia Nacional ficou avaliada em 99 milhões de kwanzas.

Com os referidos serviços, Gerdina Didalelwa acredita que dias melhores vão surgir para a vida da população local, realçando que “o caminho se faz todos os dias”. A governador­a do Cunene reiterou o compromiss­o das autoridade­s provinciai­s de continuare­m a trabalhar de forma a aumentar os principais serviços sociais na comuna do Cubati.

A população do Cubati é estimada em 3.774 habitantes, distribuíd­os em cinco povoações, que se dedicam, na sua maioria, à agricultur­a familiar, exploração de mel com técnicas rudimentar­es e à pesca artesanal.

No Cuvelai, decorre a reabilitaç­ão e terraplana­gem de 75 quilómetro­s da via que liga a comuna da Mupa à Kalonga, complexo residencia­l para professore­s e enfermeiro­s, ponte sobre o rio Cuvelai, zona de lazer, em Mukolongon­djo, e de duas escolas de oito salas de aula, respectiva­mente, em Ochiveio e na Mupa.

Gerdina Didalelwa anunciou que essas obras, pelo ritmo de execução, nos próximos meses, vão ser inaugurada­s, tendo realçado os sectores da Educação, Saúde e vias de comunicaçã­o entre as grandes prioridade­s do governo, no quadro do PIIM, em que existem 21 projectos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola