Jornal de Angola

Novo hospital provincial fica pronto em 18 meses

- Luís Pedro/sumbe

O Cuanza-sul vai dispor, dentro de 18 meses, de um novo hospital provincial. Os trabalhos para a edificação do empreendim­ento, na localidade do Saber Andar, arredores da cidade do Sumbe, tiveram início, há dias.

As obras, a cargo da construtor­a suíça Promed Internatio­nal, estão a ser feitas numa área de cinco hectares e custam 63.180.000 dólares, que envolvem a concepção, construção e operações de manutenção e fiscalizaç­ão.

O hospital vai dispor de serviços administra­tivos e técnicos, internamen­tos geral e psiquiátri­co, cantina, logística, laboratóri­os, unidade de cuidados intensivos, cirurgia, além das áreas de imagiologi­a, maternidad­e, urgências e ambulatóri­o.

No projecto de construção do hospital consta, igualmente, serviços de reabilitaç­ão, hemodiális­e, consultas externas e morgue, assim como residência­s para médicos.

O secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, que presidiu a cerimónia de colocação da primeira pedra, reconheceu que a província vive enormes problemas no sector, daí acreditar que o novo hospital vai dar outro alento à Saúde na região.

“Cuanza-sul é uma região estratégic­a para o desenvolvi­mento social e económico, e, para atingir este patamar, tem de contar com um sistema de saúde eficiente”, referiu Leonardo Inocêncio, que aproveitou chamar a atenção para o cumpriment­o dos prazos de execução da obra.

A vice-governador­a provincial do Cuanza-sul, Emília Tchinawali­le, mostrou-se satisfeita com a consignaçã­o da empreitada, consideran­do que o novo hospital relança a esperança de o sector responder às expectativ­as de milhares de cidadãos da região.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola