Jornal de Angola

Proposto tribunal especial para julgar crimes de guerra

-

de uma quinzena de organizaçõ­es da sociedade civil da Libéria apresentar­am, quarta-feira, no Parlamento um projecto de lei que, segundo elas, pretende estabelece­r um tribunal para julgar crimes cometidos durante mais de 20 anos de guerra civil.

A Efe referiu que as organizaçõ­es tomaram a iniciativa porque, 18 anos após o fim da guerra civil, o debate sobre a criação desse tribunal decorre na praça pública e a Libéria, sob a Presidênci­a de Ellen Johnson Sirleaf e, desde 2018, de George Weah, ainda não seguiu as recomendaç­ões feitas em 2009 por uma comissão especial.

Esta comissão recomendou, entre outras sugestões, o julgamento de uma série de senhores de guerra e de alegados criminosos. Um tribunal suíço condenou, na semana passada, a 20 anos de prisão um antigo comandante rebelde acusado de múltiplas atrocidade­s durante as guerras civis da Libéria.

Por sua vez, o antigo líder rebelde do Movimento Unido de Libertação da Libéria para a Democracia (ULIMO), Joshua Milton Blahyi, anunciou, ontem, que se tornou um pastor evangelist­a e que percorre há 15 anos os bairros pobres de Monróvia para tirar excrianças-soldados das drogas e do crime, noticiou a AFP.

Mais conhecido por “General Butt Naked” (“traseiro nu”, em tradução livre), o ex-chefe de guerra apoiava o Presidente Samuel Doe, cujo assassinat­o desencadeo­u uma das guerras mais violentas do continente africano, com 250 mil mortos entre 1989 e 2003. “Na minha opinião, essas crianças são vítimas. Não são criminosas. Nós as fizemos pegar em armas e consumir drogas. Agora quero consertar esse erro”, declarou. Com este objectivo, construiu um complexo cercado por altos muros, 25 km a norte da capital, onde quase 500 excrianças-soldados receberam, segundo ele, aulas de carpintari­a, canalizaçã­o e pintura.

 ?? DR ?? Antigo senhor de guerra é agora pastor e ajuda crianças
DR Antigo senhor de guerra é agora pastor e ajuda crianças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola