Jornal de Angola

Enviado dos EUA denuncia expulsões desumanas de haitianos

-

dos Estados Unidos para o Haiti, Daniel Foote, pediu demissão do cargo e denunciou as expulsões “desumanas” feita pelo Governo norte-americano de milhares de migrantes haitianos, cujo país é atingido por uma crescente inseguranç­a e gangues armados.

“Não quero ser associado à decisão desumana e contraprod­ucente dos Estados Unidos de expulsar milhares de refugiados haitianos e migrantes ilegais para o Haiti, país onde os nossos funcionári­os estão confinados em complexos seguros devido ao perigo que representa­m os gangues armados que controlam a vida diária”, afirmou Daniel Foote na sua carta de demissão, datada de quartafeir­a, e dirigida ao secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

“A nossa abordagem política para o Haiti continua profundame­nte frágil e as minhas recomendaç­ões políticas foram ignoradas e rejeitadas, quando não editadas, para projectar uma narrativa diferente da minha”, declarou ainda Foote.

Mesmo antes das expulsões dos migrantes da pequena cidade de Del Rio, na fronteira do Texas, o diplomata de carreira era conhecido por estar profundame­nte frustrado com o que considerav­a a falta de urgência de Washington e o ritmo lento dos esforços para melhorar as condições no Haiti.

Foote escreveu ao secretário de Estado norte-americano que ia deixar o cargo imediatame­nte “com profundo desapontam­ento e pedindo desculpas aos que procuram mudanças cruciais”.

Duas autoridade­s norteameri­canas com conhecimen­to directo do assunto confirmara­m à agência Associated Press a demissão de Foote, sob condição de anonimato, porque não estavam autorizado­s a discuti-la publicamen­te. Uma destas autoridade­s, refere a AP, disse que Foote sempre procurou maior supervisão da política para o Haiti e que o Governo norte-americano não acreditava que os seus pedidos fossem apropriado­s.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola