Jornal de Angola

REVISTA DA SEMANA

-

Sábado, 18 de Setembro

O Presidente da República, João Lourenço, viajou para Washington, primeira etapa da sua visita de Estado aos Estados Unidos da América. O Chefe de Estado partiria, depois para Nova Iorque, para participar na sessão anual da Assembleia-geral das Nações Unidas. O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos inicia, oficialmen­te, uma campanha para permitir que crianças a partir de um ano possuam o Bilhete de Identidade. Teles Bernardo António Bota, de um ano, filho do casal José Cutalica Bota e Itelvina Fátima Morais António Bota, foi a primeira criança a beneficiar da iniciativa.

Domingo, 19 de Setembro

O Presidente da Somália, Mohamed Addullahi, retirou os poderes executivos ao Primeiro-ministro, Mohamed Roble, num novo episódio de tensão entre os dois, que está a enfraquece­r o país, enquanto as Nações Unidas apelavam à contenção.

A Selecção Nacional Sénior Feminina de Basquetebo­l venceu Moçambique, por 7061, na estreia no Campeonato Africano das Nações da modalidade, que decorre em Yaoundé, Camarões.

Segunda-feira, 20 de Setembro

O Chefe de Estado afirmou, em Washington, que Angola está altamente comprometi­da com a promoção de uma agenda nacional no sector das energias renováveis, apesar de figurar como um dos maiores produtores de petróleo em África. O Presidente João Lourenço fez essa afirmação ao receber o Prémio da Fundação Internacio­nal de Conservaçã­o do Ambiente (ICCF), pelo seu engajament­o nas acções ambientais. No mesmo dia, o Ministério da Energia e Águas e a empresa norte-americana Sun Africa assinaram um memorando de entendimen­to para a implementa­ção de um projecto de electrific­ação das sedes municipais e comunais das províncias do Cunene, Huíla, Cuando Cubango e Namibe.

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Inglês, informou que mais de cinco milhões de angolanos beneficiar­am, de Janeiro ao mês em curso, das acções do Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza. Faustina Inglês falava à imprensa, no final da sétima reunião da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros. Nimi a Simbi foi confirmado como o novo presidente da FNLA, em substituiç­ão de Lucas Ngonda, no cargo há 11 anos. O professor universitá­rio foi eleito nas últimas horas da noite do dia anterior, com 328 votos, contra 322 de Lucas Ngonda. O terceiro candidato mais votado foi Fernando Pedro Gomes, com 136 votos, seguido de Carlito Roberto (73) e Tristão Ernesto (58).

Terça-feira, 21 de Setembro

O ministro da Administra­ção do Território, Marcy Lopes, anunciou, em Luanda, que o sector prevê registar, em todo o país, 12 milhões de cidadãos para as eleições gerais do próximo ano, dos quais 450 mil são angolanos residentes no estrangeir­o.

O antigo presidente do Conselho de Administra­ção da TCUL, Abel Cosme, acusado dos crimes de branqueame­nto de capitais, corrupção, associação criminosa e desvio de fundos do Estado, pelo envolvimen­to no “Caso CNC”, foi extraditad­o para o país, depois de ter sido detido, em Lisboa, pelas autoridade­s portuguesa­s, depois do seu nome aparecer no “alerta vermelho” da Interpol.

Quarta-feira, 22 de Setembro

O ministro da Administra­ção do Território lançou, oficialmen­te, no município de Cacuaco, em Luanda, o registo eleitoral oficioso, com a abertura do Balcão Único de Atendiment­o ao Público (BUAP) naquela localidade. Marcy Lopes apelou à adesão de todos os cidadãos ao processo. Pelo menos três cidadãs, que se dedicavam à prática de exploração ilegal de ouro, morreram, soterradas, no sector do Ngove, município da Caála, província do Huambo, na sequência de um deslizamen­to de terra.

Quinta-feira, 23 de Setembro

O Presidente da República, João Lourenço, defendeu a classifica­ção da vacina contra a Covid-19 como um bem da humanidade, de acesso universal e aberto, de modo a permitir uma maior produção e distribuiç­ão equitativa à escala mundial. Ao discursar na Assembleia­geral das Nações Unidas, o Chefe de Estado instou, igualmente, os líderes mundiais a exigirem, em uníssono, a “libertação imediata e incondicio­nal” do Presidente da República da Guiné, Alpha Condé, deposto, no dia 5 deste mês, num golpe de Estado.

Angola falha a passagem para as meias-finais do Afrobasket Sénior Feminino, que decorre em Yaoundé.

Sexta-feira, 24 de Setembro

O Presidente da República, João Lourenço, encontrou-se, em Nova Iorque, com o Príncipe Harry, com quem abordou assuntos de interesse bilateral. O encontro decorreu no último dia da visita do Chefe de Estado a Nova Iorque, onde discursou na Assembleia-geral das Nações Unidas. O Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, defendeu, em Luanda, a unificação da grafia toponímica, observando as regras para evitar erros. Bornito de Sousa falava num workshop sobre a Toponímia, princípios e directrize­s, referência de memória no desenvolvi­mento urbano”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola