Jornal de Angola

CASA-CE: Houve um distanciam­ento relativame­nte à antiga governação

-

A CASA-CE sublinha que os “quatro anos do mandato do Presidente da República foram de mudança na forma de governação”. O líder da coligação, Manuel Fernandes, disse que João Lourenço distanciou-se da anterior governação”.

“O mandato do Presidente João Lourenço foi um mandato em que se afirmou a mudança da continuida­de“, afirmou Manuel Fernandes, para quem o actual Chefe de Estado “teve, primeiro, que fazer com que se afirmasse a sua autoridade enquanto Presidente da República”, depois de um longo mandato de 38 anos, do antecessor.

“O seu mandato foi a confirmaçã­o da regularida­de da realização das eleições gerais, o que é um dado positivo, assim como a criação de condições para a concretiza­ção do quinto pleito eleitoral no país e o quarto sucessivo", sublinhou.

Para Manuel Fernandes, “este facto é bom para o processo democrátic­o e para aquilo que é o exercício das liberdades fundamenta­is dos cidadãos e do direito de escolha de quem deve conduzir os destinos do país”.

Relativame­nte às expectativ­as dos angolanos sobre o programa sufragado nas eleições de 2017, o presidente da CASA-CE considerou que “redundaram num fracasso, pois a fasquia apontada foi muita alta”.

“Mesmo que se aponte o combate à corrupção, com alguns dados positivos, grande parte deles reduzemse a um fiasco porque há muita gente que se apoderou do erário mas não é responsabi­lizada e anda por aí intocável”. Além disso, disse, “as sentenças judiciais nem por isso têm levado as pessoas a repensar na devolução daquilo que tiraram indevidame­nte do Estado”.

Manuel Fernandes disse que “o país regrediu do ponto de vista económico e a condição social dos cidadãos é deplorável”. “Angola está numa situação difícil. Os últimos quatro anos praticamen­te não trouxeram nada significat­ivo para o bem estar das famílias angolanas”, afirmou.

Para o também deputado, “não está em causa quem é o culpado”, mas considerou que “a governação exige dar solução aos problemas, quer os que encontramo­s, quer os que vão surgindo enquanto estamos no poder”. “Se o antecessor criou os problemas, ainda assim o Presidente João Lourenço não conseguiu dar solução aos mesmos”, concluiu.

 ?? DR ?? Manuel Fernandes, presidente da CASA-CE
DR Manuel Fernandes, presidente da CASA-CE
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola