Jornal de Angola

Khalifa Haftar suspende funções para ir a votos

-

O marechal Khalifa Haftar, chefe do auto-proclamado Exército Nacional da Líbia (LNA), anunciou, ontem, ter suspendido temporaria­mente as funções militares para se candidatar às eleições presidenci­ais líbias, previstas para 24 de Dezembro.

Num comunicado citado pela AFP, o “homem forte” do Leste da Líbia, indicou como substituto o general Abdelrazza­k al-nadhouri, que permanecer­á em funções pelo menos até 24 de Dezembro.

O anúncio oficial ocorre duas semanas após a aprovação de uma polémica lei eleitoral que permite a Haftar concorrer à Presidênci­a e regressar ao Exército caso não seja eleito.

A polémica lei eleitoral foi ratificada pelo presidente do Parlamento líbio, Aguila Saleh, aliado de Haftar, sem ser submetida a votação, o que desagradou aos caciques do Oeste da Líbia.

O artigo em causa define que um soldado pode candidatar-se à Presidênci­a, “na condição de renunciar às suas funções três meses antes da votação”, indicando ainda que, “caso não seja eleito, pode regressar ao seu posto (militar) e receber os salários em atraso”.

Depois do fim dos combates entre as duas partes, em 2020, foi formado, em Março deste ano, um Governo unificado e de transição, liderado por Dbeibah, com o objectivo de completar a transição política que perdura há 10 anos. A formação desse gabinete, conseguida após um processo político patrocinad­o pelas Nações Unidas, veio trazer um vislumbre de esperança. No entanto, a retoma das negociaçõe­s entre os vários partidos líbios e a formação deste Governo de unidade foram gradualmen­te dando lugar a divisões e incertezas, pondo em dúvida a realização das votações.

Ontem, milhares de pessoas manifestar­am-se em Tripoli contra o voto de não confiança ao Governo de unidade aprovado a meio da semana no Parlamento. De acordo com os manifestan­tes, os protestos irão continuar como forma de apoiar os esforços de unidade nacional e garantir a realização das eleições presidenci­ais no prazo previsto: 24 de Dezembro deste ano.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola