Jornal de Angola

Petro conquista troféu de abertura da época

- Teresa Luís

A equipa do Petro de Luanda começou a época desportiva 2021-2022 com o “pé direito” ao conquistar, ontem, a Supertaça “Francisco de Almeida” em andebol sénior feminino, mercê do triunfo diante da Academia 1º de Agosto, por 28-17, no Pavilhão Principal da Cidadela.

Tal como apontavam as previsões, as petrolífer­as confirmara­m o favoritism­o, ante a jovem formação satélite do 1º de Agosto. Apesar de algum nervosismo, aliado aos erros técnicos, as tricolores foram mais ousadas, quer a defender quer a atacar. A central Vilma Neganga foi a “operadora” em serviço.

A Academia, como é da praxe, não baixou os braços e continuou a pressionar a defesa contrária. A central Shélsia Gabriel era a organizado­ra do jogo e a unidade mais produtiva. Ao cabo dos primeiros 30 minutos, o marcador registou 15-10, a favor do Petro.

Na etapa complement­ar, jogados 15 minutos, a Academia perdia, por 13-22. Inconforma­do com o rumo dos acontecime­ntos, José Chuma chamou as “meninas”, pois apenas três golos foram marcados, contra sete das comandadas de Vivaldo Eduardo.

Nos minutos subsequent­es, a formação do Eixo Viário manteve a postura e agarrou-se à vantagem, sem nunca dar espaço para as adversária­s darem a volta ao resultado. Com a marcação impiedosa sobre Shélsia Gabriel frustraram os intentos das oponentes.

A sete minutos do apito final, o Petro vencia por dez golos, 25-15. Do lado da Academia dois livres dos sete metros foram desperdiça­dos, pois Teresa Almeida “Bá”, nas duas situações, esteve em evidência. Por outro lado, as pupilas de Chuma passaram a ter dificuldad­es em visar a baliza contrária.

Com a vitória, o Petro de Luanda soma o 11º título da Supertaça, ao passo que a Academia 1º de Agosto foi incapaz de fazer história.

 ?? KINDALA MANUEL |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tricolores aumentam recheio da sua galeria no Eixo-viário
KINDALA MANUEL |EDIÇÕES NOVEMBRO Tricolores aumentam recheio da sua galeria no Eixo-viário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola