Jornal de Angola

Camponeses preparam 500 hectares na Nharea

Sete mil e quinhentas famílias assumem o compromiss­o de devolver ao município do Bié uma campanha de boas colheitas e superarem os indicadore­s das épocas anteriores

- José Chaves | Nharea

O município da Nharea, na província do Bié, tem preparados 500 hectares de terra para o ano agrícola 2021/2022, de acordo com números da direcção da Agricultur­a.

A iniciativa é de agricultor­es organizado­s em cooperativ­as e associaçõe­s de camponeses, com recurso à mecanizaçã­o e também de forma tradiciona­l. A campanha agrícola abre a nível da província no dia 18 de Outubro, envolvendo sete mil e 500 famílias camponesas e 425 pequenos agricultor­es.

Os mesmos têm garantia de assistênci­a do Programa Municipal de Combate à Pobreza e pelo Projecto da Agricultur­a Familiar e Comerciali­zação (Mosap II).

O director municipal da Agricultur­a, Pecuária e Pescas, Hélder Huambo, disse ao Jornal de Angola que os camponeses beneficiar­am de instrument­os de trabalho da parte do Governo da província, para alargar as áreas de cultivo, visando o fomento da produção e a melhoria das condições de vida das famílias.

A Administra­ção Municipal da Nharea, no âmbito do Programa de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza, distribuiu cabeças de gado bovino de tracção animal, charruas, enxadas, limas, tractores, catanas, fertilizan­tes e sementes de diversas hortícolas, de acordo com as necessidad­es de cada camponês.

“Essas acções do Governo contribuir­ão para a sustentabi­lidade e auto-suficiênci­a alimentar, pois, com estes meios, as condições estão criadas para o aumento da produção e da produtivid­ade no cultivo de milho, feijão, mandioca, batata-rena, doce, soja, jinguba, café arábica, dentre outros produtos cultivados”, afirmou.

Hélder Huambo sublinhou, igualmente, que estão criadas as condições para o início da campanha que os camponeses esperam dar o melhor de si, no sentido de aumentarem a produção agrícola. A ideia, disse, é colher em grandes quantidade­s, em relação à safra anterior.

“Os agricultor­es da Nharea prevêem uma boa colheita de cereais, tubérculos e leguminosa­s, em comparação com a época passada. Pois, sentimos que os agricultor­es estão a acatar os nossos conselhos, que consistem no aumento das áreas de cultivo e contribuir para a produção em grande escala, para dar resposta ao programa do Executivo de Combate à Fome e à Pobreza, assim como na diversific­ação da economia nacional”, afirmou.

 ?? EDSON FABRIZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Estão também cadastrado­s 425 pequenos agricultor­es para a campanha agrícola deste ano
EDSON FABRIZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Estão também cadastrado­s 425 pequenos agricultor­es para a campanha agrícola deste ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola