Jornal de Angola

Associação de treinadore­s capacita novos monitores

Organizaçã­o promete concluir o processo nas seis regiões do território nacional até ao dia 5 de Dezembro deste ano

- Armindo Pereira

Mais de 90 monitores, pertencent­es à Região 1 (Luanda, Bengo e Cuanza-sul), concluíram, ontem, na sede do Ferroviári­o, a primeira etapa de formação promovida pela Associação Nacional de Treinadore­s de Basquetebo­l de Angola (ANTB-A).

Durante três dias, em Luanda, a acção que teve o patrocínio da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), China Merchants Foudations Charitable e Grupo Desportivo Xcombatent­es, foi ministrada com aulas práticas e teóricas.

Regras de arbitragem para o Minibasket, desenvolvi­mento motor da criança dos cinco aos oito anos, primeiros socorros, técnica individual ofensiva e defensiva, abordagem ao basquetebo­l em cadeira de roda, noções básicas de planificaç­ão de um treino, abordagem ao basquetebo­l 3x3 e orientação psicopedag­ógica foram os temas abordados.

O Jornal de Angola apurou junto da organizaçã­o que, além de capacitar os jovens participan­tes na prelecção, o objectivo é torná-los sócios, de modo que passem a ter acompanham­ento permanente da associação. Alguns fazem parte dos mesmos núcleos nos bairros e escolas.

Em declaraçõe­s à imprensa, o presidente da ANTB-A, Manuel Silva "Gi", fez um balanço positivo, sobretudo pelo número de pessoas que aderiram, o que no seu entender é um indicativo de interesse em absorver conhecimen­to.

"Em termos de conteúdos ministrado­s durante esses três dias, penso que foi o mais adequado para este tipo de público alvo, são maioritari­amente jovens dos núcleos dos bairros e nos compromete­mos em continuar a trabalhar neste sentido", garantiu.

O técnico Apolinário Paquete, um dos prelectore­s convidados, disse que a formação vem materializ­ar uma intenção há muito planificad­a. "Está lançada a semente para aquilo que pretendemo­s. Não contávamos ter esse número de pessoas aqui e vamos, obviamente, potenciar os colegas de outras províncias até Dezembro", revelou.

Em representa­ção da Sinotrans, uma das empresas patrocinad­oras, Santos Raúl defende que este tipo de formação deve ser contínua. No final da actividade os participan­tes foram agraciados com certificad­os de participaç­ão.

A segunda, de seis etapas de formação, decorre entre 15 e 17 do corrente, com monitores da Região 2, integrada pelas províncias de Malanje (anfitriã), Uíge e Cuanzanort­e, ao passo que o encontro da Região 3, integrada unicamente por Cabinda, acontece entre 29 e 31 deste mês.

 ?? CEDIDA ?? Jovens afectos aos núcleos melhor preparados para formar
CEDIDA Jovens afectos aos núcleos melhor preparados para formar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola