Jornal de Angola

Governo disponibil­iza viaturas para o registo

A garantia foi dada, ontem, pelo governador provincial, Júlio Bessa, quando procedia ao registo eleitoral oficioso, que culminou com a recepção do cartão de munícipe

- Carlos Paulino | Menongue

O Governo do Cuando Cubango vai disponibil­izar, dentro de algumas semanas, um lote de camiões de marca Ural e viaturas Toyota, modelo Land Cruiser, para o transporte de meios logísticos e de brigadas de registo eleitoral destacadas em zonas de difícil acesso.

A garantia foi dada, ontem, pelo governador provincial, Júlio Bessa, quando procedia ao registo eleitoral oficioso, que culminou com a recepção do cartão de munícipe, tendo avançado que seis camiões já se encontram na província e as demais chegam dentro de alguns dias.

Segundo Júlio Bessa, os meios foram adquiridos no quadro do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), com o propósito de facilitar a mobilidade da população que habita nos municípios do interior.

Com a excepção de Menongue e Cuchi, disse, os demais municípios como Cuito Cuanavale, Mavinga, Rivungo, Nancova, Cuangar, Calai e Dirico possuem um relevo entremeado de obstáculos, areal, ravinas, riachos e rios sem pontes, incluindo animais ferozes, razão pela qual a população é obrigada a viajar de carroças puxadas por animais e somente é possível andar em grupos numerosos para evitar os riscos.

Por estes e outros motivos, disse, o Governo viu-se obrigado a incluir nos projectos do PIIM, a aquisição de viaturas todo terreno (4x4), que além do transporte de mercadoria­s do Estado, as administra­ções municipais foram, igualmente, orientadas a alocar estes meios à disposição da população que pretende se deslocar para Menongue, de forma gratuita, duas ou três vezes por semana.

Em relação ao registo eleitoral, realçou, é obrigação do Governo criar todas as condições técnicas necessária­s para apoiar o transporte de todos os meios e pessoal envolvido no processo de registo eleitoral oficioso, sobretudo, quando forem abertos os demais Balcões Únicos de Atendiment­o ao Publico (BUAP) nas zonas mais recônditas da província.

O governador apelou, ainda, à população a aderir em massa aos BUAPS, que forem abertos nas suas localidade­s para procederem à actualizaç­ão do registo eleitoral oficioso e assim receberem o cartão de munícipe, um documento de múltiplas funcionali­dades.

Menongue com 30 BUAP

O director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernizaç­ão Administra­tiva, Nelson Armando, informou que os dois BUAPS abertos no dia 23 de Setembro nas sedes municipais de Menongue e Cuchi registam uma adesão massiva diária de cidadãos interessad­os no registo eleitoral oficioso, o que demonstra interesse e a grande importânci­a do processo, que vai culminar com a realização das eleições gerais em 2022.

Nelson Armando disse também que a província do Cuando Cubango vai contar com 30 balcões de registo, prevendo-se, para o efeito, o registo, até Março de 2022, de mais de 150 mil cidadãos com capacidade eleitoral activa a nível dos nove municípios do Cuando Cubango.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, recebeu ontem o seu cartão de munícipe
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, recebeu ontem o seu cartão de munícipe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola