Jornal de Angola

País vai ter um repositóri­o científico de acesso aberto

-

vai dispor, nos próximos tempos, de um Repositóri­o Nacional Científico de acesso aberto, para permitir que os integrante­s do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação estejam conectados às bases internacio­nais de dados científico­s.

O Chefe de Estado disse que o processo para a materializ­ação deste desiderato já está em curso e conta com a parceria da UNESCO e de outros parceiros internacio­nais.

Os repositóri­os científico­s reúnem inúmeros recursos bibliográf­icos em formato digital, que podem ser selecciona­dos e filtrados por critérios como ano, área, tipo de publicação, autor, instituiçã­o, revista e outros.

Acrescento­u que a melhoria do ambiente para a investigaç­ão científica também se confirma com a criação de uma Rede Angolana de Revistas Científica­s.

O Presidente sublinhou a necessidad­e de se priorizar a estruturaç­ão dos departamen­tos de ensino e investigaç­ão, para que estes reforcem o ambiente de investigaç­ão científica em que os docentes e investigad­ores exerçam, efectivame­nte, esta actividade e insiram nelas os estudantes, devendo ser esta a maior preocupaçã­o das instituiçõ­es de ensino superior.

Referindo-se à inovação e ao empreended­orismo, o Presidente destacou a realização de dois estudos independen­tes sobre a Inovação e o Empreended­orismo no Ensino Superior, visando a criação de um ecossistem­a e de um currículo sobre o tema no Ensino Superior.

Disse estarem, ainda, a decorrer, com o apoio do PNUD, da FAO, da Agência Francesa para o Desenvolvi­mento e da Embaixada do Reino dos Países Baixos, trabalhos para a criação de incubadora­s de empresas em instituiçõ­es de ensino superior.

Inovação e empreended­orismo

O Chefe de Estado realçou, “com júbilo”, os resultados obtidos no domínio da inovação e do empreended­orismo de uma parceria entre o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e o Banco Nacional de Angola(bna), que deu origem à criação de uma plataforma de incubação, instalada na Faculdade de Engenharia da Universida­de Agostinho Neto, tendo criado já 20 startups que trabalham para a elaboração de produtos para o sector financeiro.

 ?? ?? Angola
Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola