Jornal de Angola

Envio de aviões chineses a Taiwan reacende conflito

-

Os Estados Unidos dizem estar “muito preocupado­s” com o que classifica­m como “acções provocatór­ias” da China em relação a Taiwan, depois de, nos últimos dias, quase cem aviões militares chineses terem entrado no espaço aéreo da ilha.

A posição norte-americana foi reforçada, segunda-feira, pela Casa Branca. “Exortamos Pequim a que cesse a pressão e coerção militar, diplomátic­a e económica contra Taiwan. Temos um interesse permanente na paz e estabilida­de em todo o Estreito. É por isso que vamos continuar a ajudar Taiwan a manter uma capacidade suficiente de autodefesa”, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

No Twitter, o Ministério taiwanês dos Negócios Estrangeir­os congratulo­u-se com o apoio de Washington. Taiwan afirmou, recentemen­te, que a China está a preparar um ataque militar à ilha e assegurou que vai defender-se.

Numa entrevista a uma televisão britânica, Joseph Wu havia garantido que o Governo de Taipé iria investir nas forças militares de modo a poder garantir a independên­cia.

Avisou, na altura, a comunidade internacio­nal das potenciais consequênc­ias globais, caso Taiwan fosse dominada pela China.

Wu garantiu que “a China tem levado a cabo campanhas de desinforma­ção, guerra híbrida e, recentemen­te, aumentaram as suas actividade­s na “zona cinzenta” contra Taiwan. Parece estar a prepararse para o seu último ataque militar contra o nosso país”.

O chefe da diplomacia taiwanesa frisou que estão determinad­os a defenderem­se e para isso vão investir nas forças militares, “especialme­nte no tipo de guerra assimétric­a, para dissuadir os chineses de pensarem em usar a força militar contra Taiwan”.

Nos últimos dias, têm sido realizados testes de 24 horas consecutiv­as para testar as capacidade­s de Taiwan de repelir ataques inimigos. A China insiste que a ilha faz parte do seu território e ameaça a reunificaç­ão pela força.

 ?? DR ?? Joseph Wu, ministro dos Negócios Estrangeir­os de Taiwan
DR Joseph Wu, ministro dos Negócios Estrangeir­os de Taiwan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola