Jornal de Angola

SADC aprova continuida­de da missão em Moçambique

Troika do Órgão para Cooperação em Política, Defesa e Segurança reuniu, ontem, em Pretória, em Cimeira Extraordin­ária

-

A Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) aprovou, ontem, em Pretória, a continuida­de da missão militar conjunta da região no combate ao terrorismo na região de Cabo Delgado, em Moçambique.

“A cimeira aprovou a extensão da SAMIM (Missão da África Austral em Moçambique) para continuar com as acções ofensivas contra extremista­s violentos e terrorista­s em Moçambique”, anunciou o Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, sem precisar detalhes.

O Chefe de Estado falava no final de uma Cimeira Extraordin­ária da Troika do Órgão da SADC mais Moçambique, presidida pelo Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, realizada, ontem, em Pretória.

A SAMIM chegou ao terreno a 9 de Agosto para “combater actos de terrorismo e extremismo violento na região Norte da província de Cabo Delgado”, com um mandato inicial até ao fim a 15 de Outubro de 2021.

O Presidente Masisi referiu que a extensão da missão militar conjunta da SADC em Cabo Delgado visa “consolidar a estabilida­de da segurança, criar um ambiente propício para o reassentam­ento das populações e facilitar as operações de assistênci­a humanitári­a e o desenvolvi­mento sustentado”.

“A cimeira instou os Estados membros, em articulaçã­o com as agências humanitári­as, a continuare­m a ajuda humanitári­a às populações afectadas pelos ataques terrorista­s, incluindo os deslocados internos”, adiantou.

Os líderes regionais da África do Sul, Botswana, Namíbia e Moçambique, que participar­am na cimeira, manifestar­am, também, o seu “apoio incondicio­nal” a Maputo nos “esforços para alcançar a paz e segurança em alguns dos distritos do Centro e Norte da província de Cabo Delgado”, segundo o líder regional.

O Presidente do Botswana sublinhou ainda que “o Governo de Moçambique agradeceu o apoio regional (SADC) na luta contra o terrorismo”, acrescenta­ndo que “a cimeira elogiou os esforços do Presidente Ramaphosa pela sua liderança”.

A cimeira foi convocada pelo Presidente Cyril Ramaphosa, na qualidade de presidente do Órgão da SADC para Cooperação em Política, Defesa e Segurança, segundo o Ministério sul-africano das Relações Internacio­nais e Cooperação.

Desde Julho, uma ofensiva das tropas governamen­tais com o apoio do Rwanda, a que se juntou depois a SADC, permitiu aumentar a segurança, recuperand­o várias zonas de Cabo Delgado onde havia rebeldes, nomeadamen­te a vila de Mocímboa da Praia, que estava ocupada desde Agosto de 2020.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterroriza­da por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projecto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, segundo as autoridade­s moçambican­as.

 ?? DR ?? Presidente­s Cyril Ramaphosa, Filipe Nyusi e Mokgweetsi Masisi reuniram em Pretória
DR Presidente­s Cyril Ramaphosa, Filipe Nyusi e Mokgweetsi Masisi reuniram em Pretória

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola