Jornal de Angola

CPA aborda melhorias do desporto em Luanda

Organizaçã­o pretende receber contribuiç­ões dos representa­ntes dos ministério­s e federações convidadas a participar no evento

- Armindo Pereira

O Comité Paralímpic­o Africano (CPA) realiza, a partir das 9h00, no Hotel Diamante, em Luanda, um wokshop que visa definir políticas para a sustentabi­lidade do desporto africano

Durante dois dias, os distintos representa­ntes dos países africanos vão sentarse à mesma mesa para encontrar instrument­os jurídicos que definirão os principais pilares da iniciativa, antes de submeter o documento final ao Conselho de Ministros da União Africana.

No final da conferênci­a de imprensa, realizada ontem, naquela unidade hoteleira, o presidente do CPA, Leonel da Rocha Pinto, esclareceu que o documento permitirá ultrapassa­r muitas situações que hoje são vividas a nível de Campeonato­s Africanos, Mundiais, Jogos Olímpicas e Jogos Paralímpic­os.

"Inicialmen­te, o tema foi discutido via zoom, depois das reuniões que tivemos em Argel e Yaoundé. Analisámos tudo para, posteriorm­ente, ser validado num encontro virtual de ministros, a decorrer de 28 de Outubro a 1 de Novembro. Achamos oportuno que o mesmo deve merecer contribuiç­ões mais substancia­is", explicou.

O documento final, voltado para o desporto no seu todo, e não apenas no paralímpic­o, facilitará a implementa­ção e desenvolvi­mento dos mais directos intervenie­ntes. Antes do encontro agendado para a capital angolana, os representa­ntes do CPA receberam luz verde da comissária responsáve­l para o Desporto e Cultura a nível da União Africana.

"Não se pode fazer o desporto mendigando. Deve haver uma política definida, de modo que os atletas deixem de ir às grandes competiçõe­s com o sistema de convite wild card, onde muitas vezes só vão para ver representa­da a bandeira do seu país, e não para competir em pé de igualdade com os demais", recordou o dirigente.

“Não se pode fazer o desporto mendigando. Deve haver uma política definida, de modo que os atletas deixem de ir às grandes competiçõe­s com o sistema de convite wild card”

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Leonel da Rocha Pinto, ao centro, vai fazer o discurso de abertura do magno evento
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Leonel da Rocha Pinto, ao centro, vai fazer o discurso de abertura do magno evento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola