Jornal de Angola

Angola e Rússia analisam alargament­o da parceria

-

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, analisou, ontem, em Moscovo, com o homólogo russo, Serguey Lavrov, a possibilid­ade de uma maior participaç­ão dos operadores económicos daquele país no processo de desenvolvi­mento de Angola.

Durante um encontro entre Téte António e Serguey Lavrov, foi abordado o reforço da cooperação entre os dois países, com destaque para a diversific­ação da parceria estratégic­a existente entre os dois Estados.

À margem das conversaçõ­es oficiais entre as duas delegações, o chefe da diplomacia angolana visitou o Instituto de Estudos Africanos da Federação da Rússia, onde manteve um encontro com o corpo directivo da Instituiçã­o, cujo objectivo principal é produzir reflexões científico-académicas sobre matérias do continente africano.

Téte António visitou a Academia Diplomátic­a da Federação da Rússia, onde proferiu uma palestra sobre as prioridade­s da Política Externa de Angola a uma plateia composta por académicos, diplomatas, estudantes e convidados.

Téte António iniciou, ontem, uma visita de trabalho à Federação da Rússia, depois de ter visitado a Sérvia, onde abordou o reforço da cooperação, com realce para a agricultur­a e a formação de quadros ligados às Forças Armadas Angolanas (FAA).

Na Sérvia, o ministro das Relações Exteriores participou no 60º aniversári­o da Conferênci­a dos Países Não Alinhados. Ao discursar na Cimeira, Téte António o apoio de Angola às reformas nas Nações Unidas, para permitir maior representa­tividade regional.

Téte António disse que Angola defende o Consenso de Ezulwini, que prevê para o continente africano dois membros permanente­s no Conselho de Segurança, com direito a veto, e cinco membros não-permanente­s.

Na sua intervençã­o, o chefe da diplomacia angolana manifestou a solidaried­ade de Angola com todos os povos que ainda aspiram à autodeterm­inação e reafirmou o apelo para o levantamen­to do embargo contra Cuba.

Relações com a Sérvia

À margem da Cimeira, o ministro manteve um encontro com o homólogo da Sérvia, Nikola Selakovic, com quem analisou as relações bilaterais, bem como a realização de um fórum de negócios para melhorar a cooperação económica e as potenciali­dades dos dois países.

Na ocasião, o ministro dos Negócios Estrangeir­os da Sérvia informou que o país tem um programa designado “mundo na Sérvia”, que permite que estudantes africanos estudem no país dos Balcãs, e que a Sérvia pretende aumentar, até cinco vezes, o número de bolsas de estudo para estudantes angolanos para o próximo ano. Agradeceu especialme­nte por Angola se manter firme na sua posição em relação à questão do Kosovo e Metohija.

 ?? DR ?? Diversific­ação da parceria estratégic­a foi analisada ontem
DR Diversific­ação da parceria estratégic­a foi analisada ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola