Jornal de Angola

ADMINISTRA­DORES APRENDEM TÉCNICAS SOBRE ORDENAMENT­O DO TERRITÓRIO

- Nicodemos Paulo| Uíge

Administra­dores municipais, técnicos do Instituto de Geodesia e Cartografi­a de Angola (IGCA), assim como da Direcção Provincial do Ordenament­o do Território estão a ser formados, desde ontem, em matérias sobre a elaboração e implementa­ção dos instrument­os do ordenament­o do território. A formação, uma iniciativa da Direcção Nacional do Ordenament­o do Território e do Instituto de Geodesia e Cartografi­a de Angola, visa capacitar os referidos quadros e técnicos da administra­ção pública de conhecimen­tos sobre a elaboração e implementa­ção dos planos directores dos municípios. A análise das matérias que se prendem com as etapas e procedimen­tos na elaboração dos planos directores faz parte das matérias da formação, que termina hoje, enquadrada nos preparativ­os para a implementa­ção das autarquias em Angola. O vice-governador do Uíge para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, António Alex Mutunda, considerou os planos directores municipais como instrument­os para o fortalecim­ento da estrutura das administra­ções locais, por conterem as directrize­s de natureza estratégic­a e de carácter genérico, para o estabeleci­mento da classifica­ção dos solos e identifica­ção das condiciona­ntes a serem observadas no território municipal.

Segundo António Alex Mutunda, a desconcent­ração administra­tiva, a municipali­zação dos serviços e a implementa­ção das autarquias locais requerem a criação de condições materiais e a preparação de recursos humanos capazes de responder localmente às responsabi­lidades que forem acometidas. A implementa­ção do regime autárquico no país, sublinhou, vai trazer formas diferentes na actuação dos administra­dores na elaboração de projectos municipais, bem como na relação com as estruturas centrais do Estado.

“Por isso é necessário prepararem-se, paulatinam­ente, familiariz­ando-se com a legislação, com as ferramenta­s informátic­as, normas e procedimen­tos que permitem o fortalecim­ento das administra­ções, para elaborar e implementa­r os instrument­os do ordenament­o do território”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola