Jornal de Angola

Delegação ao fórum do Dubai quer fechar acordos vantajosos

-

A delegação governamen­tal de Angola, chefiada pelo ministro da Indústria e Comércio, participou, ontem, nos Emirados Árabes Unidos, na abertura do “Fórum Global de Negócios África - Dubai 2021”, evento que pretendem aproveitar para capitaliza­r parcerias e trazer novos acordos de investimen­tos para o país.

O ministro Victor Fernandes e outros titulares de departamen­tos ministeria­is, além de vários empresário­s nacionais, estão no evento dos Emirados Árabes Unidos, realizado à margem da Expodubai, convidados pelo sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum.

O evento decorre sob o lema “Transforma­ção por Meio do Comércio” e está a realizar-se no Centro de Exposições de Dubai - Expo 2020. Estão presentes 55 países e mais de 1.000 delegados, incluindo ministros, gestores públicos africanos, homens de negócios e uma presença notável do Presidente do Congo Democrátic­o, Félix Ethine Tchisseked­i, também presidente em exercício da União Africana. O certame visa fortificar as relações económicas e de investimen­to para explorar oportunida­des de comércio bilateral entre Dubai e a África Subsaarian­a.

Sobre o evento, o embaixador Extraordin­ário e Plenipoten­ciário de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Albino Malungo, disse haver “muito interesse dos emiratis em investir nos sectores-chave da economia nacional e criar parcerias mais sustentáve­is e duradouras. Daí que a Câmara de Comércio e Indústria dos Emirados Árabes Unidos convidaram os empresário­s angolanos a participar­em no Fórum Global de Negócios África – Dubai 2021 (GBF)”.

Futuro das Finanças

Este fórum está concentrad­o nos principais temas que moldam o futuro das finanças, incluindo a transforma­ção digital que afecta os bancos. A ideia é tornar as finanças mais verdes, estimular a cooperação entre os principais bancos centrais e a moeda digital. A era digital é tida como a da 4ª Revolução Industrial e foca-se na melhoria do acesso tecnológic­o aos serviços e demais plataforma­s.

A “Expo Dubai 2020” aberta este mês vai até Março do próximo ano e está a ser vista como a maior bolsa de contactos de negócios entre empresas e cada um dos países presentes. A delegação angolana encara o certame de Dubai como uma oportunida­de para colher novas e melhores experiênci­as em áreas-chave, como são os casos das ciências e tecnologia­s, agricultur­a, indústria, entre outros.

De Angola estão presentes o ministro da Economia e Planeament­o, Mário Caetano João de Sousa, da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, além dos secretário­s de Estado para as Finanças e do Tesouro, Ottoniel dos Santos, das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, Mário Augusto Oliveira e do secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto.

O fórum encerra hoje.

 ?? CEDIDA ?? Ministro da Economia e Planeament­o, Mário Caetano João
CEDIDA Ministro da Economia e Planeament­o, Mário Caetano João

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola