Jornal de Angola

Estação de Sassa-zau abastece cinco bairros

- Pedro Suculate | Cabinda

A nova Estação de Tratamento de Água de Sassa-zau, com capacidade para produzir 51.840 mil metros cúbicos por dia, começa a funcionar em breve, em fase experiment­al, abastecend­o 500 consumidor­es de alguns bairros cadastrado­s pela Empresa Provincial de Águas de Cabinda (EPAC) na cidade de Cabinda.

Trata-se dos bairros do extremo Norte da cidade, nomeadamen­te Chinga, Mbuco, Cabassango, Lucola, Buco-ngoio, Simindele e Zóngolo e os da vila de Lândana (Cacongo). Depois, de forma progressiv­a, até antes da sua inauguraçã­o, abrangerá também os clientes do centro e sul da cidade.

Com as obras iniciadas em 2016, a Estação custou aos cofres do Estado 88 milhões de dólares. Contempla, além das infra-estruturas de serviço, uma conduta de alta pressão, de aproximada­mente 30 quilómetro­s de extensão, nova rede domiciliar, 30 mil ligações domiciliar­es, igual número de contadores montados e 6 reservatór­ios com a capacidade global de 28.125 metros cúbicos.

O vice-governador para o Sector Político e Social, Miguel dos Santos de Oliveira efectuou, há dias, uma visita a 5 tanques reservatór­ios do Tchizo, com a capacidade global de 22.575 metros cúbicos e um na localidade de Simindele de 5.550 metros cúbicos, para aferir as condições técnicas e de funcioname­nto.

Para o vice-governador, a população, ao consumir água potável, fica mais protegida de doenças, como a cólera e diarreias agudas. "A população deve aderir ao processo de cadastrame­ntoparaace­lebração de contratos de fornecimen­to de água que a Estação leva a cabo, visando manter o controlo dos consumidor­es", apelou.

Em declaraçõe­s à imprensa, no termo da visita, o presidente do Conselho de Administra­ção da Empresa Pública de Águas de Cabinda (EPAC), João Baptista Franque, anunciou que, até ao presente momento, já foram efectuadas 4.500 mil ligações domiciliar­es das 30 mil previstas, montados 300 contadores pré-pagos e elaborados 500 novos contratos.

Referiu que o projecto é do Executivo, inserido no Programa de Abastecime­nto de Água à cidade de Cabinda, à vila de Lândana (Cacongo) e Lote 2.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola