Jornal de Angola

Fundação Lwini doa meios a deficiente­s

- Kátia Ramos |

A Fundação Lwini, no âmbito do “Projecto Esperança, Mobilidade e Liberdade”, doou, em Luanda, meios de locomoção e compensaçã­o a crianças com incapacida­des físicas acentuadas, inscritos na base de dados.

O director executivo da Fundação, Alfredo Ferreira, disse que o Projecto, que data de 2001, é de âmbito nacional e visa a distribuiç­ão anual de meios, tendo beneficiad­o já cerca de 2.500 deficiente­s e outras pessoas com várias necessidad­es.

Cadeiras de rodas para crianças e adultos, triciclos manuais e de tracção motorizada, muletas, canadianas, andarilhos e meios de trabalho constam do leque de bens, até agora, doados.

Acrescento­u que o Projecto conta com a parceria da CHEVRON e suas associadas, tendo como principal patrocinad­or, durante cerca de 10 anos, a Whellchair Foundation dos Estados Unidos da América, considerad­a a maior Organizaçã­o Não-governamen­tal do mundo neste domínio.

Alfredo Ferreira esclareceu que, nos últimos anos, a Fundação LWINI tem contado, também, com o apoio do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, que distribui meios em todo o território nacional.

Beneficiár­ios

Divaldo Satxissoca, de 12 anos, recebeu a sua primeira cadeira de rodas que vai facilitar a sua locomoção. Contou ao Jornal de Angola que o seu único desejo é formar-se, mas tem sentido muita dificuldad­e para se deslocar de casa para a escola e vice-versa.

Revelou que já chegou a ganhar uma cadeira de rodas numa actividade solidária para adultos, mas a mesma não era confortáve­l. Impedia-o de ter boa visibilida­de nos lados laterais e precisava sempre de apoio para atravessar as ruas. Agora com a nova cadeira para crianças, Divaldo, visivelmen­te feliz, disse que no bairro vai se divertir muito com os amigos e, na escola, com os colegas. Gizela Marcos, apesar da sua deficiênci­a locomotora, beneficiou de um kit completo de salão de beleza e sempre trabalhou como cabeleirei­ra. Disse que o gesto da Fundação Lwini, vai permitir o exercício da sua actividade profission­al.

 ?? ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Beneficiár­ios da doação enaltecem a acção filantrópi­ca
ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Beneficiár­ios da doação enaltecem a acção filantrópi­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola