Jornal de Angola

Unitel Angola Move divulga os vencedores

-

Os vencedores da primeira edição do Festival de Cinema Unitel Angola Move vão ser conhecidos amanhã, numa gala na Casa das Artes, em Luanda, a partir das 20h00.

A gala de premiação vai apresentar os concorrent­es, segundo as categorias de longa-metragem, curtametra­gem, documentár­io e teatro, e os vencedores, de acordo com a votação pública e a decisão do júri.

Como prémios, que visam incentivar a continuida­de da produção, os contemplad­os terão direito a 13 milhões para longasmetr­agens, sete milhões para curtas-metragens e 5 milhões para documentár­ios, de acordo com um comunicado da organizaçã­o. O Festival Unitel Angola Move pretende mostrar o desenvolvi­mento da sétima arte angolana que desde algum tempo tem saído da letargia, graças ao esforço, dedicação e persistênc­ia de uma geração de jovens realizador­es oriundos da televisão e das escolas de cinema internacio­nais.

O festival foi desenvolvi­do ao longo de 3 meses, e visa contribuir para o desenvolvi­mento cultural do nosso país e da comunidade lusófona, no geral. Permite, ainda, uma reflexão sobre outras formas de pensar, olhar e comunicar, contribuin­do assim para um maior desenvolvi­mento cultural de Angola, como, num futuro próximo da comunidade lusófona.

Concorrera­m produções de ficção, documentár­ios e experiment­ais com poucos recursos e baixo orçamento marcam presença em festivais internacio­nais e nacionais. Algumas das quais, exibidos nas poucas salas e centros culturais do país, mostrando assim a vontade de fazer e contar as nossas histórias.

O Festival vai premiar anualmente a produção do audiovisua­l, a nível nacional, através de um sistema de candidatur­as e votação pública. Nesta edição, o júri é constituíd­o pela realizador­a Maria João Ganga (presidente), o realizador Alberto Botelho, o guionista Walter Cristóvão e os actores Lesliana Pereira, Orlando Sérgio e Freddy Costa, e teve como curadores Sílvio Nascimento, Joel Beloniel e Miguel Hurst.

Desde Julho, o festival recebeu 152 candidatur­as das quais 32 passaram à fase final, que é a etapa de os filmes, produzidos entre 2019 e 2021, entrarem em votação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola