Jornal de Angola

Angola e Sérvia pretendem realizar fórum de negócios

-

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve, em Belgrado, um encontro com o homólogo sérvio, Nikola Selakovic, durante o qual foram discutidas as relações bilaterais, bem como a necessidad­e de realização de um fórum de negócios para melhorar a cooperação económica e explorar as potenciali­dades dos dois países.

De acordo com uma nota da Embaixada de Angola na Sérvia, a que o Jornal de Angola teve acesso ontem, o encontro realizou-se à margem das actividade­s alusivas ao 60º aniversári­o da Conferênci­a dos Países Não-alinhados, decorridas nos dias 11 e 12 deste mês.

O ministro dos Negócios Estrangeir­os da Sérvia referiu que o seu país tem um programa designado “Mundo na Sérvia” que permite que estudantes africanos estudem naquele país dos Balcãs.

Nikola Selakovic disse ainda que a Sérvia pretende aumentar, até cinco vezes, o número de bolsas de estudo para estudantes angolanos no próximo ano. Não indicou, entretanto, o número de bolsas que são concedidas actualment­e.

O chefe da diplomacia Sérvia agradeceu especialme­nte por Angola se manter firme na sua posição com relação à questão do Kosovo e Metohija, reiterando que as empresas sérvias têm realizado grandes negócios na área da petroquími­ca, construção, mineração, agricultur­a e investimen­tos.

Manifestou o desejo de que a tendência de expansão destas empresas no mercado angolano continue, uma vez que Angola é um parceiro económico muito importante para a Sérvia.

Presidente sérvio agradece a Angola

O Presidente sérvio, Aleksandar Vučić, pediu, ao ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade” que expresse ao homólogo angolano, João Lourenço, a gratidão da Sérvia, por Angola compreende­r e apoiar as posições sobre o Kosovo e Metohija, relativame­nte à integridad­e territoria­l e à soberania daquele país dos Balcãs.

O pedido foi formulado durante uma audiência que o Presidente Aleksandar Vučić concedeu, na segunda-feira, ao ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, refere uma nota da Embaixada de Angola na Sérvia. Para Vučić, o posicionam­ento de Angola testemunha o respeito pelo direito internacio­nal.

Durante a audiência, foram abordadas as possibilid­ades de laços mais fortes no domínio da Defesa e Segurança, tendo sido identifica­dos objectivos estratégic­os de cooperação nesses domínios a curto, médio e longo prazos.

Na audiência, o ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria esteve acompanhad­o do secretário de Estado para a Indústria Militar, Afonso Carlos Neto, e do director nacional de Políticas de Defesa, Barbosa Antunes Epalanga.

Pela parte sérvia, testemunho­u o encontro o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa, Nebojša Stefanović, o Chefe do Estado-maior Geral do Exército, general Milan Mojsilović, e o ministroad­junto de Recursos Materiais, Nenad Miloradovi­ć.

O secretário de Estado para Indústria Militar chefiou a delegação angolana na 5ª reunião do Comité Conjunto angolano-sérvio para a Cooperação no Domínio da Defesa, realizada de 5 a 8 deste mês, em Belgrado.

O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria testemunho­u, na terça-feira, em Belgrado, a inauguraçã­o da 10ª Feira Internacio­nal de Armas e Equipament­o Militar “Partner 2021”, presidida pelo Chefe de Estado sérvio, Aleksandar­vučić.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola