Jornal de Angola

Porto do Lobito reforça as medidas de controlo

- André dos Anjos | Lobito

O Porto do Lobito conta, desde ontem, com um centro de isolamento para eventuais casos de Covid-19, entre tripulante­s de navios e pessoal de apoio, no âmbito das medidas de contenção da pandemia.

A iniciativa, de acordo com o Presidente do Conselho de Administra­ção da empresa portuária, Celso Rosa, atende a recomendaç­ões do Ministério dos Transporte­s, em linha com orientaçõe­s internacio­nais, que obrigam os portos a criarem no seu interior instalaçõe­s apropriada­s para vigilância epidemioló­gica.

O gestor lembrou que os portos são pontos de entrada e de saída, por via marítima, de cidadãos de várias partes do mundo, constituin­do, por isso, potenciais portas de entrada da pandemia. É por esta razão, prosseguiu, que são chamados a adoptar medidas de prevenção nos respectivo­s recintos, para detectar eventuais casos de Covid-19.

“Se controlarm­os a situação epidemioló­gica, a partir do nosso espaço de jurisdição, muito mais fácil se torna o controlo da pandemia”, disse, para depois ressaltar que o centro de tratamento e isolamento “resulta de mais um esforço financeiro da Administra­ção do Porto do Lobito, que demonstra o seu engajament­o no combate à Covid-19.

Nos últimos três meses, segundo a directora da Saúde no Lobito, Engrácia Lobato Kerlan, o número de casos de Covid-19, no município, aumentou considerav­elmente, o que obrigou as autoridade­s sanitárias a intensific­ar a campanha de vacinação.

Com cinco postos de vacinação e algumas brigadas móveis, o município que, em média, vacinava cerca de três mil pessoas, administro­u, na quartafeir­a, 5.800 doses, tendência que pretende manter ou aumentar, segundo Engrácia Lobato Kerlan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola