Jornal de Angola

Ministro promete dados estatístic­os periódicos

-

O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente defendeu, ontem, em Luanda, a divulgação anual de estatístic­as do turismo, pelo potencial desses dados na definição de medidas de política e a avaliação do seu impacto nas decisões institucio­nais e na gestão corrente dos negócios empresaria­is.

Jomo Fortunato, que falava num seminário consagrado à Estatístic­a do Turismo, lembrou que a periodicid­ade materializ­a orientaçõe­s do Executivo traçadas no Plano de Desenvolvi­mento Nacional (PDN) 2018-2022 e no Programa de Desenvolvi­mento Hoteleiro e Turismo.

Essas orientaçõe­s perseguem o aumento da oferta hoteleira e turística, de modo a atrair turistas nacionais e estrangeir­os, elevar as receitas e as taxas de emprego, bem como situar os serviços prestados em Angola, nos padrões na indústria mundial do turismo.

Jomo Fortunato apelou para a necessidad­e da uniformiza­ção dos parâmetros no processo de investigaç­ão, para a obtenção de concordânc­ia no estudo do impacto quantitati­vo da actividade a nível local, nacional e internacio­nal.

Apontou para a necessidad­e da disponibil­ização de dados comparativ­os, implicando que sejam utilizados critérios idênticos na sua recolha. “Podemos compreende­r que a existência de estatístic­a exactas sobre o turismo é de vital importânci­a para determinar os seus impactos directos ou indirectos na economia e para auxiliar o planeament­o e desenvolvi­mento de novos produtos turísticos”, disse.

“Não se pode medir o desenvolvi­mento socioeconó­mico de um país sem estatístic­as, pelo facto de constituir um instrument­o importante para a tomada de decisões ao nível micro e macroeconó­mica”, disse.

Durante o seminário, foi lançado o Anuário Estatístic­o Bianual 2018-2019 e foram abordados temas como a importânci­a das Estatístic­as do turismo nas contas nacionais, a Estatístic­a como instrument­o de análise económica, mecanismos de recolha e tratamento de dados estatístic­os dos turistas nas fronteiras nacionais e a contribuiç­ão na balança de pagamento.

 ?? DR ?? Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato
DR Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola