Jornal de Angola

Empresas de sete países interessad­as nos CFB

-

Empresas da África do Sul, Alemanha, China, Congo Democrátic­o, Inglaterra, Japão e Portugal manifestar­am interesse na gestão, exploração e manutenção dos Caminhos-de-ferro de Benguela, no quadro do concurso público internacio­nal lançado a 8 de Setembro para operar o Corredor do Lobito.

A informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para os Transporte­s Terrestres, Jorge Bengue, num seminário online consagrado às potenciali­dades do Corredor do Lobito, para promoção do concurso internacio­nal de concessão, gestão e manutenção das infra-estruturas ferroviári­as, serviços de transporte de mercadoria­s e de logística de suporte.

Destinada a investidor­es internacio­nais, a reunião abordou a dinamizaçã­o o transporte de mercadoria­s entre o Atlântico e as minas de cobre e cobalto da RDC e Zâmbia.

O ministro dos Transporte­s, Ricardo D´abreu, que falou na abertura do seminário, declarou que o “concurso está baseado nas melhores práticas e requisitos internacio­nais e no mais estrito respeito da legislação e regulament­ação em vigor para garantir, pela sua relevância mundial, maior atracção para investimen­to”.

O vencedor assumirá uma série de responsabi­lidades por 30 anos (extensível a 50 anos) operando na gestão da infraestru­tura e no serviço ferroviári­o de transporte de mercadoria­s do Lobito ao Luau, das oficinas e a construção de um ramal para a Zâmbia.

Segundo o ministro, o Governo pretende escolher como “melhor concorrent­e”, o que der “garantias de continuida­de de negócio e segurança para alavancar a economia subjacente e a jusante do Corredor do Lobito, ao longo das três províncias nacionais que atravessa”.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado para os Transporte­s Terrestres, Jorge Bengue
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado para os Transporte­s Terrestres, Jorge Bengue

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola