Jornal de Angola

Piano de cauda do CEARTE danificado por inundação

- Mário Cohen

Várias infra-estruturas do edifício do Complexo das Escolas de Artes (CEARTE), nas imediações do Condomínio do “Jardim de Rosas”, na Camama, ficaram danificada­s, em consequênc­ia de uma inundação provocada por uma rotura numa conduta da Empresa Pública de Água de Luanda (EPAL). Os danos estão estimados em mais de 500 milhões de kwanzas.

De acordo com o director do CEARTE, Eusébio Pinto, que avançou, ontem, a informação ao Jornal de Angola, a inundação ocorreu na noite do último domingo, tendo afectado as partes mais baixas do edifício, localizada­s na cave, nomeadamen­te o auditório, o refeitório, as casas das máquinas e a central eléctrica.

Eusébio Pinto disse que a inundação atingiu uma altura de mais de um metro e levou quase uma semana a retirar a água do espaço, tendo danificado os equipament­os da cozinha, o quadro central eléctrico e os cabos de telecomuni­cações, assim como o auditório.

Para acudir à situação, explicou, foi preciso chamar técnicos da EPAL, que desviaram a água da conduta, e o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, que retirou toda a água da cave do edifício com motobombas.

Segundo o director do CEARTE, os trabalhos de limpeza do local continuam, uma vez que a cave ainda está totalmente lamacenta e o auditório, que teve o maior prejuízo do complexo, está sem energia eléctrica e o palco, a plateia, a porta principal e o piano de cauda estão destruídos.

O CEARTE, disse Eusébio Pinto, continua a avaliar os danos provocados pela inundação, e apresentar­á ao ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, um relatório com os dados de todo o prejuízo causado.

Reconheceu que a EPAL está a par de toda a situação e tudo está a fazer para que o problema seja resolvido o mais breve possível. “A EPAL já consertou parte do quadro central de energia da cozinha”, disse.

O CEARTE é a única instituiçã­o de ensino médio técnico-profission­al de Arte em Angola, projectado para receber mais de três mil estudantes.

Construído numa área de quatro hectares, localizada no município de Talatona, o Complexo das Escolas de Artes, inaugurado em 2015, ministra os cursos de Artes Visuais e Plásticas, Dança, Música, Teatro e Cinema.

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Auditório do CEARTE e o piano de cauda estão entre o material danificado devido à inundação de água provocada pela rotura
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Auditório do CEARTE e o piano de cauda estão entre o material danificado devido à inundação de água provocada pela rotura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola