Jornal de Angola

Corrida vai passar por quatro países

-

A 109ª edição do Tour foi apresentad­a, ontem, em Paris e vai arrancar da capital dinamarque­sa, Copenhaga, no dia 1 de Julho e terminar em Paris, no Campos Elísios, na capital francesa, no dia 24.

A prova francesa, cuja apresentaç­ão contou com a presença do príncipe Frederico da Dinamarca, vai passar por quatro países: Dinamarca, Bélgica, Suíça e França. Destaque também para o regresso do Alpe d’huez, após quatro anos de ausência.

O Tour inicia-se com um contra-relógio de 13 Km em Copenhaga, seguindo-se mais duas tiradas em solo dinamarquê­s. O quarto dia será de transferên­cia e a 4ª etapa é a primeira em solo gaulês, e liga Dunquerque a Calais, na distância de 172 quilómetro­s.

Na 6ª etapa (a 7 de Julho) os corredores voltam a mudar de país, entrando na Bélgica passam pela Suíça e dia 11 de Julho têm o primeiro dia de descanso.

No retomar da prova, o pelotão vai continuar pelos Alpes, com 148 quilómetro­s entre Morzine e Megève.

Seguir-se-ão os dois dias grandes dos Alpes, com duas etapas duríssimas e chegada em alto, a primeira das quais entre Albertvill­e e o Col du Granon, com a meta colocada a 2.413 metros de altitude.

Antes do dia de descanso, à passagem pela 15ª etapa, os ‘sprinters’ voltam a ter nova oportunida­de de brilhar, ao fazerem a ligação entre Rodez e Carcassonn­e.

A entrada para a última semana do Tour será feita com 179 quilómetro­s entre Carcassonn­e e Foix, com duas complicada­s contagens de montanha na segunda metade da 16ª etapa.

Seguem-se duas etapas nos Pirenéus, com a 17ª , de apenas 130 quilómetro­s, a ligar Saint-gaudens e Peyragudes, com três contagens de montanha, antes da subida final para a meta.

A última etapa de montanha do Tour de 2022 vai partir de Lourdes até Hautacam (143 quilómetro­s), a última chegada em alto, já depois de passagens por mais duas ascensões categoriza­das, uma das quais o estreante Col de Spandelles.

A ligação entre Castelnaum­agnoac e Cahors (189 quilómetro­s) dará nova oportunida­de aos ‘sprinters’ e permitirá aos candidatos descansar antes dos 40 quilómetro­s em solitário da penúltima etapa, um contrarrel­ógio entre Lacapelle e Marival.

O vencedor do Tour de France será consagrado depois da 21ª etapa de 112 quilómetro­s entre La Défense Arena de Paris e os Campos Elísios.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola