Jornal de Angola

Segurança alimentar centraliza atenções

-

A secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, apelou, quinta-feira, em Addis Abeba, aos países africanos a reflectire­m sobre como obter resultados práticos para a criação de melhores condições de vida, para as populações.

Falando sobre o tema da União Africana para o próximo ano, referente à nutrição e segurança alimentar, Esmeralda Mendonça considerou a malnutriçã­o "um dos grandes desafios que África enfrenta, agudizado pela pandemia da Covid-19 e que tem afectado as camadas mais vulnerávei­s da população, composta maioritari­amente por mulheres, crianças e jovens".

A secretária de Estado das Relações Exteriores chefiou a delegação angolana na 39ª sessão do Conselho Executivo da União Africana, que terminou ontem.

“Neste sentido, consideram­os importante a implementa­ção das recomendaç­ões do Programa Global para o Desenvolvi­mento da Agricultur­a em África (CAADP) e a Declaração de Malabo, para reforçar os programas de produção agrícola e de segurança alimentar”, acrescento­u.

Destacou que a implementa­ção das actividade­s do tema de 2022 deve continuar para além da periodicid­ade habitual de um ano, dada a sua importânci­a estratégic­a para o desenvolvi­mento rural e segurança alimentar em África.

Esmeralda Mendonça concluiu ser necessário e adequado que o Departamen­to da Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural, Economia Azul e Meio Ambiente Sustentáve­l, que tem como comissária a angolana Josefa Sacko, desempenhe um papel de liderança no referido processo, mobilizand­o vontades e recursos para a consecução dos objectivos do tema de 2022.

Esmeralda Mendonça saudou o trabalho feito pelo Comité dos Representa­ntes Permanente­s relativo à proposta de Orçamento para 2022, tendo apoiado as conclusões contidas no relatório da 42ª sessão ordinária, recém-realizada.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretária de Estado das Relações Exteriores
EDIÇÕES NOVEMBRO Secretária de Estado das Relações Exteriores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola