Jornal de Angola

Destacado papel da mulher na produção agrícola

-

As mulheres africanas são um activo fundamenta­l na produção agrícola, transforma­ção e comércio, contribuin­do com cerca de 80 por cento dos alimentos e constituin­do quase 50 por cento da força de trabalho do sector agrícola, afirmou, ontem, em Addis Abeba (Etiópia), a comissária da União Africana para a Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural, Economia Azul e Meio Ambiente Sustentáve­l, Josefa Sacko.

Josefa Sacko, que falava por videoconfe­rência, abordou o tema “Empoderame­nto da Mulher Rural na afirmação dos equilíbrio­s e oportunida­des ”, em alusão ao Dia Internacio­nal da Mulher Rural, assinalado ontem, 15 de Outubro.

Considerou que a desigualda­de de género continua a ser um constrangi­mento fundamenta­l para o desenvolvi­mento equitativo e sustentáve­l e conduz, ainda, ao aumento da pobreza, da fome e da subnutriçã­o na vida das pessoas. “Elas são agricultor­as, geradoras de renda, de conhecimen­to, agentes ambientais, pacificado­ras do campo, provedoras do lar. Os papéis das mulheres rurais são tão numerosos quanto suas lutas e vitórias”, destacou.

Considerou, ainda, que as mulheres não possuem o reconhecim­ento devido e merecido, por sofreram com o preconceit­o e com outros problemas que herdaram da vida. “Ainda há um longo caminho para o equilíbrio de direitos e oportunida­des entre homens e mulheres”, frisou.

Disse que a operaciona­lização do acordo da Zona de Comércio Livre Continenta­l Africana (AFCFTA) abre uma grande oportunida­de, por criar a maior zona de comércio livre do mundo, medida pelo número de países.

O pacto estabelece a ligação entre 1.300 milhões de pessoas em 55 países com um valor combinado do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,4 mil milhões de dólares com uma potenciali­dade para retirar 30 milhões de pessoas da pobreza extrema. A sua realização, disse, depende da adopção de medidas de facilitaçã­o de comércio significat­ivas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola