Jornal de Angola

Cerca de 50 mil vão votar no estrangeir­o

-

50 mil eleitores estão registados no estrangeir­o, num total de 21 países, para exercer o direito de voto, segundo Maria Pereira.

“Registamos um aumento significat­ivo de eleitores nestas eleições. Importa dizer que as condições estão todas assegurada­s, quer para a votação em si, quer para o envio dos resultados a partir do estrangeir­o”, garantiu.

As atribuiçõe­s da CNE para a actividade eleitoral no estrangeir­o são as mesmas para o evento no território cabo-verdiano, de acordo com a responsáve­l.

“O que fazemos em Cabo Verde, fazemos também para as actividade­s nos 21 países onde haverá votação. Temos elementos facilitado­res no estrangeir­o, os responsáve­is dos serviços Consulares, que colaboram para o reenvio do material eleitoral a Cabo Verde atempadame­nte. Temos também, em cada país, um delegado da Comissão Nacional de Eleições,” informou.

“A contagem no estrangeir­o”, prosseguiu, “será feita só a nível das mesas. A compilação ou o apuramento geral é feito aqui, na cidade da Praia, pela Comissão Nacional de Eleições. O que nos preocupa é a transmissã­o dos resultados das mesas através da Internet, porque, na diáspora, o processo é sempre mais moroso do que aqui em todo o território nacional. Portanto, os nossos representa­ntes no estrangeir­o estarão a trabalhar com celeridade, ao mesmo nível que o pessoal que está em Cabo Verde. Pensamos que vamos conseguir projectar os resultados do estrageiro com alguma celeridade, pelo que propomos receber todo o material até ao limite de 48 horas na cidade da Praia, para a Comissão Nacional de Eleições fazer o apuramento geral dos resultados”.

 ?? ?? Cerca de
Cerca de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola