Jornal de Angola

Candidatos e eleitores unidos numa reflexão

- Béu Pombal

Amanhã, Cabo Verde vai a votos. Exactos 342. 777 eleitores escolhem, em todo o território nacional, o novo Chefe de Estado, ao passo que na diáspora a população votante está estimada em 50 mil. O país vai ter o quinto Presidente, depois das primeiras eleições, em 1991, quando Aristides Pereira, que era o líder da Nação desde 1975, no regime monopartid­ário, perdeu para António Mascarenha­s Monteiro.

O dia de hoje está reservado à reflexão. Os eleitores vão certamente avaliar as propostas que ouviram dos candidatos e a viabilidad­e em cinco anos de mandato. Já os sete candidatos procuram repor as energias que despendera­m na longa campanha eleitoral. As sondagens apontam cenários para os prováveis vencedores, oferecendo primazia a José Maria Neves e Carlos Veiga, ambos veteranos da política cabo-verdiana e figuras populares.

Há pesquisas que atribuem a vitória a José Maria Neves na primeira volta, enquanto outras dão esta margem de triunfo a Carlos Veiga. Algumas sondagens dizem que haverá uma disputa renhida que vai terminar apenas com uma segunda volta.

A verdade é que a sociedade cabo-verdiana, habituada à alternânci­a no poder político, acredita estar preparada para os três cenários. Portanto, não ficará “chocada” se um dos candidatos menos expressivo for escolhido como líder do país. O histórico eleitoral, quer nas legislativ­as, quer nas presidenci­ais, remete o eleitor para qualquer desfecho.

A cidade da Praia, capital do país, está notoriamen­te “ressacada”, no rescaldo das actividade­s políticas das candidatur­as. Entre os cidadãos, paira grande expectativ­a, para a votação e para os resultados que vão ditar.

Ontem, o barulho estridente das aparelhage­ns sonoras em carrinhas, que marcou os últimos dias da campanha, não mais se ouviu.

A verdade é que a sociedade caboverdia­na, habituada à alternânci­a no poder político, acredita estar preparada para os três cenários. Portanto, não ficará “chocada” se um dos candidatos menos expressivo for escolhido como líder do país. O histórico eleitoral, quer nas legislativ­as, quer nas presidenci­ais, remete o eleitor para qualquer desfecho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola