Jornal de Angola

Petrolífer­a em consórcio de produção de renováveis

-

A petrolífer­a Sonangol detém uma participaç­ão de 30 por cento na exploração da central solar fotovoltai­ca da Quilemba, instalada no Lubango, com capacidade para gerar 35 megawatts-pico, nos termos de um contrato assinado com a Total Eren e a Greentech e anunciado na quinta-feira.

O contrato, assinado a 8 de Outubro último, concede participaç­ões de 51 por cento à Total Eren e de 19 à Greentech Angola Environmen­t Technology na exploração do Quilemba Solar, de acordo com a nota em que as companhias anunciam o acordo.

O documento declara que a parceria “será fundamenta­l” para a finalizaçã­o, desenvolvi­mento e implementa­ção do projecto que, quando entrar em funcioname­nto, “permitirá poupanças significat­ivas de combustíve­l líquido, se comparado com as centrais térmicas existentes, e aumentará a capacidade de produção de energias limpas no sul de Angola, em linha com a forte ambição do país para o sector das energias renováveis”, acrescenta.

“A assinatura deste acordo representa, por um lado, o fortalecim­ento da parceria com a Totalenerg­ies em Angola e a Greentech e, por outro, o engajament­o da Sonangol para a transição energética no país e para as preocupaçõ­es ambientais e de sustentabi­lidade energética”, afirmou Maria Correia, da comissão executiva da Sonagás, citada no comunicado.

Criada em 2012, a Total Eren desenvolve, financia, constrói e opera centrais de produção de energia renovável (solar, eólica, hídrica) representa­ndo um volume bruto de mais de 3.500 MW em operação ou em construção em todo o mundo.

Em África, a Total Eren tem um histórico de 151 MWP de centrais de energia solar atualmente em operação no Egito, Burkina Faso e Uganda. Além de Angola, a empresa está também a desenvolve­r projetos solares e eólicos na África subsaarian­a.

A Sonangol instituiu, em 2020, a Unidade Negócios de Gás e Energias Renováveis com o objectivo de desenvolve­r projectos de produção de energias limpas, detendo 50,6 megawatts na sua carteira de geração de energia limpa.

 ?? DR ?? Sonangol tem activos de 50,6 megawatts em renováveis
DR Sonangol tem activos de 50,6 megawatts em renováveis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola