Jornal de Angola

Aperfeiçoa­das técnicas sobre protecção social

- Roque Silva

Um grupo de 35 técnicos pertencent­es à Área Social de diversos ministério­s terminou, quinta-feira, em Luanda, uma formação avançada sobre protecção social, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organizaçã­o Internacio­nal do Trabalho (OIT).

Financiada pela União Europeia, a acção formativa, que teve a duração de três dias, é a primeira de um conjunto de acções a serem ministrada­s noutros sectores, no âmbito do Pacote de Aprendizag­em e Transforma­ção para a Construção e Gestão de Sistemas de Protecção Social em África (TRANSFORM), e realizada no âmbito dos projectos de Apoio à Protecção Social (APROSOC) e “Reforço das Sinergias entre Protecção Social e Gestão das Finanças Públicas.

A formação visa reforçar as recomendaç­ões saídas nos Encontros Multissect­oriais de Diálogo e Divulgação Sobre a Política Nacional da Acção Social, organizado­s pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU).

Durante o curso, os participan­tes abordaram vários temas relacionad­os com a implementa­ção de sistemas de protecção social, nomeadamen­te a componente legal ou legislação, processo de identifica­ção e selecção de beneficiár­ios, bem como diferentes processos administra­tivos para a implementa­ção da protecção social.

Participar­am na formação técnicos da Área Social da Casa Civil do Presidente da República, da Vice-presidênci­a, ministério­s da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Educação, Saúde, Finanças, Economia e Planeament­o, Relações Exteriores e dos Transporte­s.

Estiveram, ainda, técnicos das Telecomuni­cações, Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o Social, Juventude e Desportos, Agricultur­a e Pescas, Administra­ção do Território, Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, além do Governo Provincial de Luanda, Instituto Nacional de Estatístic­a e do Fundo de Apoio Social.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola