Jornal de Angola

Polícia sul-africana liberta delegação governamen­tal

-

A Polícia sul-africana resgatou, quinta-feira à noite, uma delegação governamen­tal liderada pela ministra da Defesa do país, Thandi Modise, depois de terem sido mantidos reféns por ex-combatente­s da libertação. Da acção de resgate resultaram três feridos e 56 detidos.

De acordo com vários órgãos de comunicaçã­o social sul-africanos, citados pela Reuters, os altos funcionári­os governamen­tais foram mantidos como reféns a partir das 19 horas locais (18 horas em Angola) num hotel dos arredores da capital sul-africana, Pretória, quando decorria uma reunião com cerca de 30 ex-combatente­s de vários movimentos de libertação.

A ministra Thandi Modise, juntamente com o ministro na Presidênci­a Mondli Gungubele e o vice-ministro da Defesa, Thabang Makwetla, foram resgatados por dezenas de agentes das forças de segurança. “Não conseguimo­s chegar a acordo sobre os procedimen­tos da reunião e no final quando nos dirigíamos para a saída eles fecharam as portas”, contou o ministro na Presidênci­a, Mondli Gungubele, numa mensagem vídeo divulgada aos jornalista­s pelos serviços de comunicaçã­o governamen­tal horas depois da operação de resgate realizada pelas forças de segurança. “Foi naquele momento que nos apercebemo­s que estávamos reféns”, frisou o governante sul-africano.

“Cerca das 19h15min. de quinta-feira fomos informados de uma possível situação de reféns num hotel em Centurion, Pretória, e activamos de imediato várias unidades do SAPS (Polícia da África do Sul)”, explicou o porta-voz Vish Naidoo. “Quando as tentativas de negociação com os sequestrad­ores falharam, conseguimo­s penetrar na sala onde essas pessoas estavam reféns e resgatamos três reféns”, relatou o porta-voz da Polícia sul-africana.

 ?? DR ?? Biagué Na N’tan adverte contra tentativa de reverter a ordem
DR Biagué Na N’tan adverte contra tentativa de reverter a ordem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola