Jornal de Angola

Quarteto de influentes falha Mundial de Espanha

Pérolas apresentam-se segunda-feira no Auditório Paulo Bunze enquanto o início da preparação está previsto para o dia seguinte

- Teresa Luís

Teresa Almeida “Bá” (guardarede­s), Aznaide Carlos, Magda Cazanga (lateral direita e esquerda) e Natália Bernardo (ponta direita) são as jogadoras ausentes na convocatór­ia da Selecção Nacional sénior feminina de andebol, e falham a disputa da 25ª edição do Campeonato do Mundo, em Dezembro, em Espanha.

O quarteto de “luxo” esteve ao serviço do combinado angolano na última edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Bá é titular no Petro de Luanda, onde no mês passado conquistou a Supertaça “Francisco de Almeida”.

Depois da passagem no Prodask Vegeta da Croácia, Aznaide Carlos milita actualment­e no Rapid Bucareste da Roménia. Magda Cazanga joga no Stiinta Bucareste, após competir no Salud Tenerise de Espanha, e Natália Bernardo é atleta do 1º de Agosto.

O treinador Filipe Cruz convocou Marta Alberto (guarda-redes), Liliane Mário (pivô), Mbongo Masseu (ponta esquerda) e Tchieza Pemba (lateral direita). As quatro jogadoras fazem estreia absoluta, pois vão vestir pela primeira vez as cores da Selecção sénior feminina e disputar o Mundial.

Eliane Paulo (guardarede­s) e Vilma Neganga (central) são as regressada­s ao seio das Pérolas. Com nove jogadoras, o 1º de Agosto domina a convocatór­ia do “sete” Nacional. O Petro de Luanda é representa­do por seis atletas, ao passo que Sant Quirze de Espanha conta com uma.

As campeãs africanas, equipa técnica e oficiais da Federação apresentam-se na segunda-feira, no Auditório Paulo Bunze, na sede do órgão reitor da modalidade. Questões relacionad­as com a preparação, objectivos, subsídios e participaç­ão em torneios vão dominar, certamente, o encontro. As Pérolas começam a projectar o Mundial de Espanha na quarta-feira.

Eis a constituiç­ão do combinado angolano: Marta Alberto, Eliane Paulo e Helena de Sousa (guardarede­s); Albertina Kassoma, Liliane Mário e Liliana Venâncio (pivôs); Helena Paulo, Marília Quizelete “Inglesa” e Vilma Nenganga (centrais); Juliana Machado e Natália Kamalandua (pontas direita); Mbongo Masseu (ponta esquerda); Wuta Dombaxi, Tchieza Pemba (laterias direito); Isabel Guialo “Belinha” e Stélvia Pascoal (laterias esquerda).

Filipe Cruz é coadjuvado por Edgar Neto (técnicoadj­unto) e Adolfo Paulo (técnico de scouting). Marina Calister, de nacionalid­ade brasileira, é a fisioterap­euta. Óscar do Nascimento chefia a delegação angolana, ao passo que Gilberto Pinto é o coordenado­r.

O Mundial de Espanha é disputado de 1 a 19 de Dezembro, com a participaç­ão inédita de 32 selecções nacionais, repartidas em oito grupos. Quatro cidades acolhem a disputa da competição sob a égide da Federação Internacio­nal (Ihf):gronollore­s, Lliria, Castellón e Travieja.

Angola, França (campeã olímpica), Montenegro e Eslovénia integram o Grupo A; Rússia, Sérvia, Camarões e Polónia compõem o B; Noruega, Roménia, Cazaquistã­o e Irão (estreante) formam o C; Holanda (campeã do mundo), Suécia, Porto Rico e Uzbequistã­o estão inseridos no D; Alemanha, Hungria, República Checa e Eslováquia constituem o E; Dinamarca, Coreia do Sul, Tunísia e Congo fazem parte do F; Croácia Japão, Brasil e Paraguai completam o G; Espanha, Áustria, Argentina e China integram o H.

Filipe Cruz convocou Marta Alberto (guardarede­s), Liliane Mário (pivô), Mbongo Masseu (ponta esquerda) e Tchieza Pemba (lateral direita). As quatro jogadoras fazem estreia absoluta

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Guarda-redes é uma das ausentes na convocatór­ia da Selecção Nacional para a competição
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Guarda-redes é uma das ausentes na convocatór­ia da Selecção Nacional para a competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola